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dc.creatorRemonti, Itauana Giongo
dc.date.accessioned2022-08-02T19:20:36Z
dc.date.available2022-08-02T19:20:36Z
dc.date.issued2022-01-26
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/25766
dc.description.abstractThis Master’s Dissertation presents on the technical and financial impacts of the application of strategies Demand Side Management (DSM) in commercial consumers of the Group A4, considering the insertion of Distributed Generation (DG), analyzing the manageable loads and the tariff analysis of the Group A: Green and Blue. For the application of strategies DSM, the techniques of load displacement per hour used for peak reduction, with the objective of manipulating consumption during peak hours. With this, DG considered strategies of the DSM. As well as, the tariff analysis, to enable the application of the strategy DSM because it is a dynamic hourly tariff in the commercial consumer. As a simulation tool was used the Hybrid Optimization Model for Electric Renewables software (HOMER). Which has as purpose the technical and economic analysis for the application of the strategies DSM in the commercial consumer, taking into consideration the insertion of the DG (using solar energy as a source of electricity generation, managing loads and having an energy storage system with batteries in it), as well as the tariff analysis. Mainly, it concluded in this work that the analysis of the electrical system on the commercial consumer, together with a planning of strategies DSM and insertion of DG, contributed to greater energy efficiency, as well as financial savings for the consumer and optimization of the electrical system. However, it is important to emphasize the importance of these new technologies, which are favored with the expansion of Intelligent Electric Networks (REI) and Distributed Generation.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectConsumidores comerciaispor
dc.subjectGerenciamento pelo Lado da Demandapor
dc.subjectGeração distribuídapor
dc.subjectAnálise tarifáriapor
dc.subjectCargas gerenciáveispor
dc.subjectCommercial consumerseng
dc.subjectDemand-Side Managementeng
dc.subjectDistributed generationeng
dc.subjectTariff analysiseng
dc.subjectManageable loadseng
dc.subjectSoftware Homereng
dc.titleEstratégias de Gerenciamento pelo Lado de Demanda aplicadas aos consumidores comerciais do Grupo A4 considerando a inserção de geração distribuída e análises tarifáriaspor
dc.title.alternativeStrategies of Demand-Side Management applied to commercial consumers of the Group A4 considering the insertion of distributed generation and tariff analysiseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta impactos técnicos e financeiros na aplicação de estratégias de Gerenciamento pelo Lado de Demanda (GLD), em consumidores comerciais do Grupo A4, considerando a inserção de Geração Distribuída (GD), analisando as cargas gerenciáveis e a análise tarifária do Grupo A: Verde e Azul. Para a aplicação das estratégias de GLD, utilizou-se as técnicas de deslocamento de carga por hora para a redução de pico, com o objetivo de manipular o consumo no horário de ponta. Com isso, a GD é considerada uma estratégia de GLD, a qual possibilita gerenciar cargas e armazenar energia através de baterias. Assim como, a análise tarifária, para viabilizar as aplicações das estratégias de GLD, por ser uma tarifa dinâmica horária no consumidor comercial. Para a realização das simulações foi utilizado o software Hybrid Optimization Model for Eletric Renewables (HOMER). O qual tem como finalidade a análise técnica e econômica para a aplicação das estratégias de GLD em consumidor comercial, levando em consideração a inserção da GD (utilizando como fonte de geração de eletricidade a energia solar, gerenciando cargas e tendo em seu um sistema de armazenamento de energia com baterias), assim como, a análise tarifária. Sobretudo, concluiu-se neste trabalho que a análise do sistema elétrico do consumidor comercial juntamente com um planejamento de estratégias de GLD e inserção de GD, contribuíram para uma maior eficiência energética, assim como, uma economia financeira para o consumidor e otimização do sistema elétrico. Contudo, é importante ressaltar a importância dessas novas tecnologias, as quais são favorecidas com a expansão de Redes Elétricas Inteligentes (REI) e a Geração Distribuída, fazendo-se necessário novos métodos e estratégias que melhor explorem seus benefícios.por
dc.contributor.advisor1Bernardon, Daniel Pinheiro
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6004612278397270por
dc.contributor.referee1Santos, Laura Lisiane Callai dos
dc.contributor.referee2Pereira, Paulo Ricardo da Silva
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0696005124741762por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEngenharia Elétricapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétricapor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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