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dc.creatorLucchese, Vanessa Cirolini
dc.date.accessioned2022-08-03T20:20:15Z
dc.date.available2022-08-03T20:20:15Z
dc.date.issued2022-06-29
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/25782
dc.description.abstractThe smartphone has become an indispensable device in the lives of many individuals, encompassing advantages due to its versatile and convenient technology. However, evidence shows harm to the individual when the use of the device is dysfunctional and in excess, and this phenomenon can be called problematic smartphone use (PSU). Based on the importance of understanding possible factors related to this behavior, the aim of the present study was to explore and test a model of mediation of emotion dysregulation (or difficulties in emotion regulation) in the association between perceived stress and PSU. A total of 1026 undergraduate university students from a federal university in southern Brazil, aged 18 years or older (M = 26.09; SD = 9.47), participated in the research. Participants answered a sociodemographic questionnaire, in addition to the Smartphone Addiction Scale-Short Version, Stress Perception Scale-10 and Emotion Regulation Difficulties Scale. For data analysis, descriptive analysis, Pearson correlation, Student's t test and mediation analysis were used. A model was defined in which there was a positive and significant association between stress and PSU, and difficulties in emotion regulation mediated approximately 40% of the relationship, indicating a partial mediation. The results contribute to the theoretical development regarding UPS, indicating evidence on the reasons why perceived stress and emotional dysregulation can influence this problematic behavior. Furthermore, the study highlighted the significant mediating role that emotional dysregulation can play in the relationship between stress and UPS in university students.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectUso problemático de smartphonepor
dc.subjectEstressepor
dc.subjectRegulação emocionalpor
dc.subjectEstudantespor
dc.subjectProblematic smartphone useeng
dc.subjectStresseng
dc.subjectEmotion regulationeng
dc.subjectStudentseng
dc.titleRelações entre uso problemático de smartphone, estresse e dificuldades em regulação emocional em estudantes universitáriospor
dc.title.alternativeRelationships between problematic smartphone use, stress and difficulties in emotion regulation in university studentseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO smartphone tornou-se um aparelho indispensável na vida de muitos indivíduos, abrangendo vantagens devido a sua tecnologia versátil e conveniente. Entretanto, evidências demonstram prejuízos ao indivíduo quando o uso do aparelho apresenta ser disfuncional e em excesso, podendo este fenômeno ser denominado como uso problemático de smartphone (UPS). A partir da importância da compreensão de possíveis fatores relacionados a esse comportamento, o objetivo do presente estudo foi explorar e testar um modelo de mediação da desregulação emocional (ou dificuldades em regulação emocional) na associação entre estresse percebido e UPS. Participaram da pesquisa 1026 estudantes universitários de graduação de uma universidade federal do sul do Brasil, com idade igual ou superior a 18 anos (M = 26,09; DP = 9,47). Os participantes responderam a um questionário sociodemográfico, além dos instrumentos Smartphone Addiction Scale-Short Version, Escala de Percepção de Estresse-10 e Escala de Dificuldades em Regulação Emocional. Para a análise dos dados, utilizou-se análises descritivas, correlação de Pearson, teste t de Student e análise de mediação. Definiu-se um modelo no qual revelou uma associação positiva e significativa entre estresse e UPS, e as dificuldades em regulação emocional mediaram aproximadamente 40% da relação, indicando uma mediação parcial. Os resultados contribuem para o desenvolvimento teórico a respeito do UPS, indicando evidências sobre as razões pelas quais estresse percebido e desregulação emocional podem influenciar esse comportamento problemático. Ademais, o estudo salientou sobre o significativo papel de mediadora que a desregulação emocional pode efetivar na relação entre estresse e UPS em estudantes universitários.por
dc.contributor.advisor1Vasconcellos, Silvio José Lemos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1853136773126959por
dc.contributor.referee1Oliveira, Clarissa Tochetto de
dc.contributor.referee2Teixeira, Marco Antonio Pereira
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5405665140171339por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentPsicologiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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