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dc.contributor.advisorMangini, Fernanda Nunes da Rosa
dc.creatorNeumann, Lara Beatriz Minuzzi
dc.date.accessioned2022-08-08T12:43:34Z
dc.date.available2022-08-08T12:43:34Z
dc.date.issued2021-12-16
dc.date.submitted2021
dc.identifier.citationNeumann, L.B. M.Caminhos que se fazem ao andar: saberes construídos na prática profissional da/o assistente social na saúde mental. 2021. 68 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2021.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/25820
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso ( graduação) - Universidade Federal de Santa Maria. Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Serviço Social, RS, 2022por
dc.description.abstractBased on the observation that its necessary to develop the professional pratice from the point of view of knowledge, based on the materials collected in the research “Knowledge of the Social Worker: a study of professional actions in mental health”, this study seeks to analyze the theoretical-practical relations and the different knowledge constituted in the daily professional practice, in order to examine how social workers build, appropriate and use them. The research has as a reference locus the actions developed by social workers in the psychosocial care (RAPS) of Santa Maria/RS. Thus, it is proposed, through a literature review, to debate and systematize the structuring concepts of this study, which are: knowledge, theory, professional action, experience and skill. The methodology used is a qualitative approach, which can be characterized as a case study. The analysis of the material was carried out in the light of the contributions of epistemology, along with the backdrop of the Marxist critical perspective.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectServiço Socialpor
dc.subjectExercício profissionalpor
dc.subjectSaúde mentalpor
dc.subjectConhecimentopor
dc.subjectHabilidadepor
dc.subjectSocial Workeng
dc.subjectProfessional practiceeng
dc.subjectMental healtheng
dc.subjectKnowledgeeng
dc.subjectAbilityeng
dc.titleCaminhos que se fazem ao andar: saberes construídos na prática profissional da/o assistente social na saúde mentalpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationServiço Socialpor
dc.description.resumoPartindo da constatação de que é preciso desenvolver o fazer-profissional do ponto de vista do conhecimento, a partir dos materiais coletados na pesquisa “Saberes do Assistente Social: um estudo das ações profissionais na saúde mental”, o presente estudo busca analisar as relações-teórico práticas e os diferentes saberes constituídos no cotidiano da prática profissional, a fim de examinar de que forma as/os Assistentes Sociais constroem, se apropriam e se utilizam destes. A pesquisa tem como lócus de referência as ações desenvolvidas por Assistentes Sociais nas RAPS de Santa Maria/RS. Dessa forma, propõe-se, através da revisão de literatura, debater e sistematizar os conceitos estruturantes deste estudo, sendo estes: saberes, conhecimento, teoria, ação profissional, experiência e habilidade. A metodologia empregada é de abordagem qualitativa, podendo ser caracterizada enquanto um estudo de caso. A análise do material foi feita à luz dos contributos da epistemologia, tendo como pano de fundo a perspectiva crítica marxista.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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