Entre lembrar e conhecer: um estudo de Teeteto
Fecha
2022-06-30Primeiro membro da banca
Haddad, Alice Bitencourt
Segundo membro da banca
Rossatto, Noeli Dutra
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
A discussão trazida no Teeteto versa sobre a natureza do conhecimento e embora o diálogo não trate diretamente da natureza da memória tal problemática se faz presente ao longo de toda discussão, de modo que parece haver uma relação importante entre conhecimento e memória nesse diálogo. A pergunta que abordaremos nesse trabalho é como ocorre e no que tal relação consiste. Para responder tais perguntas iremos apresentar a discussão trazida no diálogo na qual Sócrates auxilia o jovem Teeteto a dar luz as próprias ideias acerca do conhecimento. A primeira ideia é a de que conhecimento é percepção, a segunda ideia é a de que conhecimento é julgamento verdadeiro e a terceira ideia é a de que conhecimento é julgamento verdadeiro acrescido de razão. Todas as ideias são examinadas e refutadas ao longo do diálogo, que ao final acaba inconclusivo. Tal apresentação irá acompanhar as interpretações dos autores Cornford (1935), Burnyeat (1990) e Sedley (2002), tendo em vista o significado que conhecer tem no diálogo. A partir daí partiremos para algumas considerações acerca do possível ceticismo de Sócrates, apontado principalmente por Annas (1992), que nos serve como motivação para uma releitura de Teeteto a qual enfatiza o significado que lembrar tem no diálogo. Dessa forma espera-se mostrar com este trabalho que o que há entre lembrar e conhecer é a atividade de aprendizado, calcada na educação.
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