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dc.contributor.advisorGoerck, Caroline
dc.creatorFraga, Tatiana Bianchini
dc.date.accessioned2022-08-12T17:13:26Z
dc.date.available2022-08-12T17:13:26Z
dc.date.issued2021-01-28
dc.date.submitted2021
dc.identifier.citationFRAGA, T.B. O serviço social e a informação como potencialização ao acesso de serviços do setor de Clínica Médica II do HUSM. 2021. 87 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2021.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/25885
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Serviço Social, RS, 2021por
dc.description.abstractThis Course Conclusion Paper aims to address an area of Social Service in health from the perspective of networking, the basis for the development of the intervention project, carried out in the Medical Clinic II sector of the Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) ), in 2019, in which the curricular internship of the Social Work course was developed. The work is supported by the experience of the curricular internship (A and B), through bibliographic review and reflections of the experiences arising from the internship in Social Work at the Federal University of Santa Maria (UFSM). Such knowledge that generated the intervention process, occurred through identification, through documents such as field diaries and institutional analysis. Informing users and their families about access to the rights and public policies involved through the demands raised, motivated the development of the intervention project, which made it possible to clarify the HUSM network work, within the hospital as a whole, as well as, through partner institutions, took place through booklets distributed in the beds, for users and their families. Guidance, information and clarification are professional duties of social workers, so that the intervention project culminated in the realization of the right to information. In this sense, continuous professional improvement is necessary, as well as acting in an interdisciplinary context in a harmonized and creative way, participating strategically in public policies with the team and its users.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTrabalho em redepor
dc.subjectInformaçãopor
dc.subjectServiço Socialpor
dc.subjectNetworkingeng
dc.subjectInformationeng
dc.subjectSocial Serviceeng
dc.titleO serviço social e a informação como potencialização ao acesso de serviços do setor de Clínica Médica II do HUSMpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationServiço Socialpor
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo abordar a área do Serviço Social na saúde sob a perspectiva do trabalho em rede, base para o desenvolvimento do projeto de intervenção, realizado no setor de Clínica Médica II do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), no ano de 2019, no qual foi desenvolvido o estágio curricular do curso de Serviço Social. O trabalho está respaldado na vivência do estágio curricular (A e B), através de revisão bibliográfica e reflexões das experiências oriundas do estágio em Serviço Social da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Tais conhecimentos que geraram o processo de intervenção, ocorreram por meio de entrevistas, por documentos como diários de campo e análise institucional. Informar os usuários e seus familiares quanto ao acesso aos direitos e políticas públicas envolvidas através das demandas levantadas, motivaram o desenvolvimento do projeto de intervenção, no qual possibilitou o esclarecimento sobre o trabalho em rede do HUSM, dentro do hospital como um todo, assim como, por meio das instituições parceiras, se deu através de cartilhas distribuídas nos leitos, para os usuários e seus familiares. A orientação, a informação e o esclarecimento são atribuições profissionais dos (as) assistentes sociais, de forma que o projeto de intervenção culminou na efetivação do direito à informação. Nesse sentido, faz-se necessário o aperfeiçoamento profissional contínuo, bem como, atuar no contexto interdisciplinar de forma harmonizada e criativa, participando estrategicamente das políticas públicas sociais junto à equipe e seus usuários.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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