dc.contributor.advisor | Mangini, Fernanda Nunes da Rosa | |
dc.creator | Rizzon, Laíssa | |
dc.date.accessioned | 2022-08-24T15:02:45Z | |
dc.date.available | 2022-08-24T15:02:45Z | |
dc.date.issued | 2019-12-02 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.identifier.citation | RIZZON, L. O acesso e o uso das TICs pelas crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social na CEFASOL. 2019. 72 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2019. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/25970 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Serviço Social, RS, 2019. | por |
dc.description.abstract | This Undergraduate Thesis (UT) was based on the experiences that took place during curricular internship in Social Service, in a non-profit Catholic organization. The UT adresses in its context how the use and access of Information and Communications Technologies (ICT) takes place for the Brazilian population in a socially vulnerable situation, specially users, children and teenagers, of the institution Centro de Referência Familiar Recanto do Sol (Cefasol) that didn’t have contact with ICTs. It was sought out to highlight how important it is for users to be in contact with these Technologies that could bring benefits along life, not just for leisure and communication, but also as a source of information for knowledge development. During this Thesis it was presented how the technologies came to be and their historical context until current days. Technology in a capitalist society revolves around consumerism, in contrast to appropriation, from the learning/knowledge that these technological resources provide, favoring partially the social and digital exclusion of users. During the curricular internship it was developed a digital inclusion intervention Project for a group of students, this intervention had the objective of bringing knowledge and information of proper use of computers and internet to children and teenagers, and through this technological resource they would be able to make use of a variety of information, as well as be aware of and demand their own rights as citizens. This Project put forth in Cefasol did not obtain its expected results due to setbacks that the institution faced, which prevented working with the selected group according to schedule, making it so the students still had a restricted access and knowledge about the ICTs. This digital inclusion Project was not enough so that the users would be included in society, being necessary that the institution seek new ways/projects making use of the resources they already have in such way to enable children and teenagers to a continuing technological education, and, therefore, prepare them for their social and digital inclusion in society. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Tecnologia | por |
dc.subject | Vulnerabilidade Social | por |
dc.subject | Serviço Social | por |
dc.subject | Technology | eng |
dc.subject | Social Vulnerability | eng |
dc.subject | Social Service | eng |
dc.title | O acesso e o uso das TICs pelas crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social na CEFASOL | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Serviço Social | por |
dc.description.resumo | Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) partiu da vivência do estágio curricular em Serviço Social sendo realizado em uma instituição Católica sem fins lucrativos. O TCC aborda em seu contexto como ocorre o uso e o acesso às Tecnologias de Comunicação e Informação (TICs) pela população brasileira em situação de vulnerabilidade social, especialmente os usuários, crianças e adolescentes, da instituição Centro de Referência Familiar Recanto do Sol (Cefasol) que não possuíam aproximação com as TICs. Buscou-se destacar a importância do contato dos usuários com essas tecnologias que poderiam trazer benefícios ao longo da vida, não somente de lazer e de comunicação, mas também fornecendo informações para a produção do conhecimento. No decorrer do trabalho foram apresentados como surgiram às tecnologias e o seu contexto histórico até os dias atuais. A tecnologia na sociedade capitalista é gerada pelo consumismo, em contraste à apropriação, do aprendizado/conhecimento que esses recursos tecnológicos fornecem, favorecendo parcialmente para a exclusão social e digital dos usuários. Durante o período do estágio curricular foi desenvolvido o projeto de intervenção de inclusão digital com um grupo de alunos, que tinha como objetivo levar até as crianças e adolescentes o conhecimento e a informação de como fazer uso do computador e da internet, e que através desse recurso tecnológico poderiam fazer uso das mais diversas informações, bem como, conhecer e reivindicar seus direitos como cidadãos. Esse projeto realizado na Cefasol não obteve o resultado esperado devido aos impasses que a instituição apresentava, que impossibilitaram trabalhar com o grupo conforme o cronograma planejado, fazendo assim com que os alunos continuassem a ter o acesso e o conhecimento restrito sobre as TICs. Esse projeto de inclusão digital não foi suficiente para que esses usuários fossem incluídos na sociedade, sendo necessário que a instituição busque novos caminhos/projetos fazendo uso do recurso que já possuem de maneira a possibilitar as crianças e adolescentes à educação tecnológica continuada e, por conseguinte, preparando-os para a inclusão social e digital na sociedade. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |