dc.contributor.advisor | Lübeck, André | |
dc.creator | Santos Júnior, Ezequiel dos | |
dc.date.accessioned | 2022-08-26T11:16:12Z | |
dc.date.available | 2022-08-26T11:16:12Z | |
dc.date.issued | 2022-08-23 | |
dc.date.submitted | 2022-08-23 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/25988 | |
dc.description.abstract | Bridges, viaducts and footbridges, also known as works of art, are important structures
for our society, so it is important that designers and technical staff have the knowledge
about the technical regulations that cover these structures. The security of these
structures as well as those who use them is very important. For this, three technical
standards were chosen that must be worked together so that we have good structures
and that present road safety for all users. The standards chosen were NBR
15486/2016, on road safety devices, NBR 14885/2016, on concrete barriers, and NBR
7187/2021 on bridges, overpasses and footbridges. With this, it was chosen to analyze
these standards in order to facilitate and simplify their understanding and thus help to
have safer structures. For this, a general analysis of the standards was made, showing
their importance for the topic discussed. Afterwards, parameters that must be followed
for the definition of the safety devices were shown, as well as the criteria necessary to
design these devices. The topic of impact attenuator, important at the beginning of
safety barrier or next to a fixed obstacle, was also addressed. Finally, the criteria for
the design of concrete barriers were presented. At the end of this work, it can be
concluded that it is essential for road safety to correctly choose the best containment
device to be used, and for that, several aspects must be taken into account following
the normative recommendations. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Road safety | eng |
dc.subject | Concrete barriers | eng |
dc.subject | Bridges | eng |
dc.subject | Segurança viária | por |
dc.subject | Barreiras de concreto | por |
dc.subject | Pontes | por |
dc.title | Medidas de proteção e segurança viária no projeto de pontes, viadutos e passarelas | por |
dc.title.alternative | Road safety adn protection measures on project of bridges overpasses and footbridges | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.description.resumo | Pontes, viadutos e passarelas, também conhecidos como obras de arte, são
importantes estruturas para nossa sociedade por permitir a transposição de acidentes
geográficos, por isso é importante que projetistas e equipe técnica possuam
conhecimento sobre as normativas técnicas que abrangem essas estruturas. Para
isso foram escolhidas três normas técnicas que devem ser trabalhadas juntas para
que tenha-se boas estruturas e que apresentem uma segurança viária para todos os
usuários. As normas escolhidas foram a NBR 15486/2016, que versa sobre
dispositivos de contenção viária, a NBR 14885/2016, sobre barreiras de concreto, e a
NBR 7187/2021 que apresenta os procedimentos de projeto sobre pontes, viadutos e
passarelas. Com isso, escolheu-se por analisar estas normas de modo a facilitar e
simplificar a compreensão das mesmas e assim ajudar para que se tenha estruturas
mais seguras. Para isso foi feita uma análise geral das normas trazendo suas
importâncias para o tema discutido. Após mostrou-se parâmetros que devem ser
seguidos para a definição sobre o uso de dispositivos de contenção, bem como os
critérios necessários para projetar esses dispositivos. Também foi tratado o tema dos
dispositivos de contenção pontual, importantes no início de um dispositivo de
contenção ou junto a um obstáculo fixo. Por fim foram apresentados os critérios para
projeto de barreiras de concreto. Ao fim deste trabalho pode-se concluir que é
imprescindível para segurança viária a correta escolha do melhor dispositivo de
contenção a ser usado, e para isso diversos aspectos devem ser levados em
consideração seguindo as recomendações normativas. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |