Navegação Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso por título
Itens para a visualização no momento 11733-11752 of 12663
-
The UFSM English TESLLE – a study about kinds, foci and linguistic aspects of the questions and the testees’ scores
(2017)The Teste de Suficiência em Leitura em Língua Estrangeira (TESLLE) of the Federal University of Santa Maria (UFSM) is applied in the institution once a semester for the academic community that needs to prove additional ... -
Theatro Prezewodowski: 121 anos de história
(2005-01-04)Este estudo trata da vida do Theatro Prezewodowski, localizado, na cidade de Itaqui, Rio Grande do Sul. Fez-se um levantamento, in loco e no arquivo histórico do Theatro Prezewodowski, de sua história e de todas as ... -
TIC como dispositivo pedagógico no ensino superior: uma nova perspectiva de educação
(2014-07-12)O objetivo deste trabalho é mostrar como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) são abordadas no ensino superior, a fim de propor uma educação mais dinâmica e interativa. Essa proposta é submetida a um grupo de ... -
TIC como recurso de aprendizagem: limites e possibilidades na utilização de um objeto de aprendizagem
(2012-11-23)Com criatividade, o educador pode ministrar sua aula somente com o quadro negro e o giz. Contudo, utilizando recursos tecnológicos aumenta-se exponencialmente o leque de opções para inserir e disponibilizar objetos de ... -
As TIC como recurso metodológico para o ensino e aprendizagem de produção textual
(2018-11-30)O uso de tecnologias no século XXI ocorre desde a mais tenra idade, assim, é de suma importância que elas sejam aliadas ao processo de ensino e de aprendizagem nas instituições educacionais. Nesse sentido, o presente ... -
As TIC e a inclusão: o desafio do professor
(2009-11-28)Este artigo traz uma reflexão sobre o uso das TICs – Tecnologias da Informação e da Comunicação – como aliadas no processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. A pesquisa se caracteriza como ... -
As TIC e a nova proposta do ensino médio: um estudo de caso
(2014-07-11)Diante de tantas transformações e descobertas no campo das tecnologias, o ser humano é conduzido a interagir constantemente com as mesmas. Seja na área da saúde, da arquitetura ou da educação, fazendo com que cada vez mais ... -
As TIC e a produção textual no ensino fundamental
(2012-11-24)Este artigo relata as experiências de produção textual empregando recursos das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) com o objetivo de produzir e publicar um livro com os textos dos alunos do 4º ano de uma escola ... -
TIC e literatura infantil: desafios da prática pedagógica na era digital
(2018-12-01)Este trabalho busca refletir se e em que medida há desafios na implementação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na organização pedagógica de professores de Literatura, mais especificamente de doutorandas em ... -
As TIC e os desafios no ensino de geografia na educação básica
(2011-02-02)O objetivo da pesquisa foi compreender os desafios que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) propõem ao ensino da Geografia, identificando como as tecnologias afetam a educação e nisso abrem possibilidades ... -
TIC e sala de aula uma investigação sobre o uso do celular na aula de Educação Física
(2014-07-12)O presente trabalho apresenta um estudo realizado no Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, da Universidade Federal de Santa Maria. Tem por objetivo analisar as ... -
TIC e sala de aula: uma investigação sobre o uso das redes sociais no ensino de ciências
(2018-12-01)Vive-se numa sociedade em constantes transformações e a internet é responsável por mudanças que trazem novos desafios pedagógicos para as escolas. Assim, os professores precisam aprender e integrar as novas tecnologias de ... -
As TIC no contexto escolar do ensino médio: um estudo em escolas da rede pública de Santa Maria - RS
(2014-07-11)A expansão do uso de computadores e do acesso à Internet, presenciado nos últimos anos, evidencia o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), as quais influenciam na modificação de hábitos cotidianos de seus ... -
As TIC's no curso de Arquivologia da UFSM: metodologias e funções
(2014-07-12)Esta investigação teve o intuito de apresentar, conhecer e compreender como se dá o uso das TIC's na Graduação em Arquivologia da UFSM, focando em disciplinas que tenham uma identificação mais efetiva com as tecnologias. ... -
TICs - instrumentos e ferramentas de auxílio na aprendizagem
(2009-10-30)Este trabalho se constitui numa análise da importância das TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação), no processo ensino-aprendizagem, bem como na avaliação das alternativas e propostas metodológicas oferecidas pela ... -
As TICs aliadas ao processo de letramento escolar: uma análise das oficinas do programa "Mais Educação"
(2014-12-19)Este trabalho trata de um estudo de caso realizado em escolas públicas do município de São Gabriel – Rio Grande do Sul, com o objetivo de refletir sobre as TICs aliadas ao processo de letramento escolar, utilização de ... -
TICS com jogos educacionais na educação inclusiva para alunos com necessidade educacional especial em deficiência intelectual
(2017-07-14)Este trabalho científico demonstra a utilidade das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), como uma ferramenta de apoio para o desenvolvimento das habilidades intelectuais de alunos com Necessidade Educacional ... -
As TICs como ferramentas de ensino e aprendizagem
(2020-11)Trabalho de Conclusão de Curso – Memorial de Formação – apresentado ao Curso de Graduação em Letras Espanhol/Literaturas a Distância da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/UAB,RS), como requisito parcial para obtenção ... -
As TICs como motivadoras da aprendizagem em aulas de língua inglesa
(2011-10-21)Este artigo faz uma discussão sobre questões no ensino e aprendizagem de Língua Inglesa e as contribuições do uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação nesta área, apontando para a relevância e o potencial de ... -
As TICs e a educação profissional dos operadores de segurança pública
(2011)O presente artigo visa apontar as contribuições das Tecnologias da Informação e da Comunicação na educação profissional dos operadores de segurança pública, por meio de revisão teórica. Em particular, no sistema de ensino ...