dc.contributor.advisor | Padillo, Alejandro Ruiz | |
dc.contributor.advisor | Pereira, Brenda Medeiros | |
dc.creator | Carvalho, Letícia Oestreich | |
dc.date.accessioned | 2022-09-01T17:59:50Z | |
dc.date.available | 2022-09-01T17:59:50Z | |
dc.date.issued | 2020-08-14 | |
dc.date.submitted | 2020 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26048 | |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria - Campus Cachoeira do Sul, Curso de Engenharia de Transportes e Logística, RS, 2020. | por |
dc.description.abstract | Road crashes have affected the lives of thousands of people around the world, becoming a public health problem. In development countries, such as Brazil, the road safety problems are even worse. Pedestrians are the mostly affected, as they are vulnerable users constantly associated with fatal crashes' victims. In addition, in small cities usually face more difficult to implement plans that focus on improving pedestrian infrastructure. Thus, this study aims to identify hotspots needing interventions to improve pedestrian safety in Cachoeira do Sul-RS/Brazil, a small city. A database of road crashes and road environment characteristics was explored using Exploratory Factor Analysis and Cluster Analysis techniques with geospatial tools to analyze pedestrian crashes. As a result, the factors contributing to road crashes were related to the components of the traffic system. The pedestrian’s crashes profile was incorporated in the analysis of the hotspots identifying groups of road crashes according to segments with road-environmental characteristics in relation to the risks of pedestrian injury. Additionally, interventions were suggested aimed to improve road safety. These results may serve as the basis for public policies to propose measures in order to save lives in traffic. | eng |
dc.language | por | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Sinistros de Trânsito | por |
dc.subject | Segurança viária | por |
dc.subject | Pedestres | por |
dc.subject | Análise multivariada de dados | por |
dc.subject | SIG | por |
dc.subject | Traffic accident | eng |
dc.subject | Road safety | eng |
dc.subject | Pedestrians | eng |
dc.subject | Multivariate data analysis | eng |
dc.subject | GIS | eng |
dc.title | Análise da ocorrência de sinistros de trânsito envolvendo pedestres na cidade de Cachoeira do Sul | por |
dc.title.alternative | Analysis of the occurence of traffic crashes involving pedestrians in the city of Cachoeira do Sul | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Cachoeira do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Curso de Engenharia de Transportes e Logística | por |
dc.description.resumo | A insegurança viária tem afetado a vida de milhares de pessoas ao redor do mundo, configurando-se em um problema de saúde pública. Nos países em desenvolvimento, como é o caso do Brasil, a situação da insegurança viária é ainda mais grave. Os pedestres são um dos usuários mais afetados, por serem usuários vulneráveis do sistema de tráfego e constantemente associados ao perfil de vítimas de sinistros de trânsito fatais. Além disso, nas cidades de pequeno porte há uma maior dificuldade para a implementação de planos que foquem na melhoria das condições das vias para os pedestres. Assim, esse trabalho tem como objetivo identificar os pontos críticos que necessitam de intervenções para a melhoria da segurança viária dos pedestres em Cachoeira do Sul-RS/Brasil, uma cidade de pequeno porte. Um banco de dados sobre os sinistros de trânsito com vítimas ocorridos na cidade e informações coletadas do ambiente viário foi explorado através de técnicas de Análise Fatorial Exploratória e Análise de Agrupamentos em conjunto com ferramentas geoespaciais para análise dos sinistros com pedestres. Como resultados, foram identificados os fatores que influenciam na ocorrência dos sinistros de trânsito, associando-os com os componentes do sistema de tráfego. O perfil dos atropelamentos foi incorporado na análise dos pontos críticos identificando grupos de ocorrência de atropelamentos conforme segmentos com características viário-ambientais que possuem uma relação com os riscos de lesão de pedestres. Adicionalmente intervenções voltadas a melhoria da segurança viária foram sugeridas. Acredita-se que esses resultados possam servir como base para a elaboração de políticas voltadas para salvar vidas no trânsito. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES | por |
dc.publisher.unidade | UFSM Cachoeira do Sul | por |