dc.contributor.advisor | Caleffi, Felipe | |
dc.creator | Meurer, Jardel Carpes | |
dc.date.accessioned | 2022-09-01T18:05:30Z | |
dc.date.available | 2022-09-01T18:05:30Z | |
dc.date.issued | 2021-08-18 | |
dc.date.submitted | 2021 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26050 | |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria - Campus Cachoeira do Sul, Curso de Engenharia de Transportes e Logística, RS, 2021. | por |
dc.description.abstract | Urban intersections are points in the road network responsible for a large number of accidents and
travel delays. This work aims to suggest improvements in relation to circulation and road safety at the
intersection between Saldanha Marinho and Ramiro Barcelos streets in the city of Cachoeira do Sul. These
two roads are of great importance for the city’s road network. The work begins with a literature review
about transport systems and traffic engineering. Traffic counts were then carried out at the intersection to
rate it in relation to its current capacity using the method present in HCM 2010. The type of unsignalized
intersection suggested for the location through Swedish standards was also verified. With the same data,
the feasibility of implementing traffic light signaling through the methods suggested by MUTCD was
also consulted. It was found that the level of service of the Ramiro Barcelos approach is F and that
a signalized intersection is not justified, however an interconnection is recommended. Finally, general
suggestions and two less radical specific suggestions are made. | eng |
dc.language | por | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Engenharia de tráfego | por |
dc.subject | Interseções | por |
dc.subject | Segurança Viária | por |
dc.subject | Traffic Engineering | eng |
dc.subject | Intersections | eng |
dc.subject | Road Safety | eng |
dc.title | Propostas de requalificação viária da interseção das Ruas Saldanha Marinho e Ramiro Barcelos em Cachoeira do Sul, RS, Brasil | por |
dc.title.alternative | Proposals for road requalification at the intersection of streets Saldanha Marinho and Ramiro Barcelos in Cachoeira do Sul, RS, Brazil | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Cachoeira do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Engenharia de Transportes e Logística | por |
dc.description.resumo | Interseções urbanas são pontos da malha viária responsáveis por um grande número de acidentes e atrasos
de viagem. Este trabalho tem como objetivo sugerir melhorias em relação a circulação e segurança viária
na interseção entre as ruas Saldanha Marinho e Ramiro Barcelos na cidade de Cachoeira do Sul. Essas
duas vias são de grande importância para a rede viária da cidade. O trabalho inicia-se com uma revisão
bibliográfica acerca de sistemas de transportes e engenharia de tráfego. Realizou-se então contagens de
tráfego na interseção para avaliá-la em relação a sua capacidade atual utilizando o método do HCM
2010. Verificou-se também o tipo de interseção não semaforizada sugerida para o local através das normas
suecas. Com os mesmos dados consultou-se também a viabilidade de implantação de sinalização semafórica
através dos métodos sugeridos pela MUTCD. Encontrou-se que o nível de serviço da aproximação da
Ramiro Barcelos é F e que uma interseção semaforizada não é justificada, entretanto uma interconexão é
recomendada. Por fim realizam-se sugestões gerais e duas sugestões específicas mais conservadoras. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES | por |
dc.publisher.unidade | UFSM Cachoeira do Sul | por |