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dc.contributor.advisorSantos, Laura Lisiane Callai dos
dc.creatorBottlender, Luis Augusto Melo
dc.date.accessioned2022-09-01T18:09:24Z
dc.date.available2022-09-01T18:09:24Z
dc.date.issued2021-02-10
dc.date.submitted2021
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26052
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria - Campus Cachoeira do Sul, Curso de Engenharia Elétrica, RS, 2021.por
dc.description.abstractRecent researches shows that the Electric Vehicle (EV) market is expected to grow a lot in the coming years. EVs are a way of offering consumers greater savings and less pollution, reducing the rate of gas emissions. The EV is not exclusively a question of sustainability. Comparing the cost of mait aing na EV, economy is also very relevant. Thus, it is known that EVs need electricity to recharge their batteries. This energy is provided by the electric grid, and if there is a large number of EVs requesting a recharge at the same time, there may be an overload in the operation of the Electric distribution system. Thus, the present work aims to build residential load curves with the load increment caused by EV demand. This approach will take into account the LV power, frequency on which the vehicle will be charged, and the type of charging, thus determining the LV load curve aided by the Monte Carlo Method (MMC). With the residential and EV load curves, a new residential load curve will be generated. The penetration of EVs will also be assumed by the MMC, thus determining a new load curve typical for residential consumers with EVs. After carrying out the proposed methodology and studying the scenarios covered in the work, the coordinated recharge is concluded, avoiding a significant increase in demand during peak hours, and this increase can generate an overload in the electrical system. Regarding the observation of the typical load curve, it is concluded that this curve will depend on the tariffs that the consumer units are framed.eng
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectVeículos Elétricospor
dc.subjectCarregamento coordenadopor
dc.subjectCarga Residencialpor
dc.subjectSistema de Distribuiçãopor
dc.subjectMétodo de Monte Carlopor
dc.subjectTarifa Residencialpor
dc.subjectElectric vehicleseng
dc.subjectCoordinated chargingeng
dc.subjectResidential Loadeng
dc.subjectDistribution Systemeng
dc.subjectMonte Carlo methodeng
dc.subjectResidential rateeng
dc.titleAnálise da penetração dos veículos elétricos no sistema de distribuição considerando curvas de carga de consumidores residenciaispor
dc.title.alternativeAnalysis of penetration of electric vehicles in the distribution system considering load curves of residential consumerseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localCachoeira do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCurso de Engenharia Elétricapor
dc.description.resumoPesquisas apontam que o mercado de Veículos Elétricos (VEs) deve crescer muito nos próximos anos. Os VEs são uma forma de oferecer aos consumidores maior economia e menor poluição, reduzindo a taxa de emissão de gases. O VE não é exclusivamente uma questão de sustentabilidade. Considerando seus gastos, a economia também é muito relevante. Os VEs necessitam de energia elétrica para recarregar suas baterias. Essa energia é suprida pela rede elétrica, e caso haja um grande número de VEs solicitando recarga ao mesmo tempo, é possível que haja uma sobrecarga no Sistema de Distribuição. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo analisar curvas de cargas residenciais com o aumento da carga ocasionado pela demanda dos VEs. Essa abordagem levará em conta a potência do VE a ser analisado, a frequência de carregamento, e o tipo de carregamento, determinando a curva de carga do VE utilizando o Método de Monte Carlo (MMC). A partir das curvas de carga residencial e do VE, será gerada uma nova curva de carga residencial. Também será analisado pelo MMC uma penetração dos VEs, e assim determinar uma nova curva de carga típica para consumidores residenciais com VEs. Após a aplicação da metodologia proposta, é realizado o estudo dos cenários abordados no trabalho, e conclui-se que a recarga coordenada evita um aumento significativo da demanda no horário de ponta, e esse aumento pode gerar uma sobrecarga no sistema. Observando a curva de carga típica, conclui-se que a essa curva dependerá das tarifas que as unidades consumidoras estão enquadradas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApor
dc.publisher.unidadeUFSM Cachoeira do Sulpor


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