Desenvolvimento de uma bancada instrumentada para a verificação do ajuste de Stroke em um sistema de freio a disco pneumático
Resumo
O sistema de freios é uma das partes mais importantes de um veículo, trazendo segurança para o motorista e os passageiros. Dentre os componentes de um sistema de freios tem se as pastilhas ou sapatas contendo material de atrito, sendo este um dos responsáveis por cessar o movimento do veículo. Pela importância desse componente, este precisa passar por uma série de teste para garantir a segurança, qualidade, eficiência e confiabilidade do sistema. Uma maneira de ensaiar o sistema de freio, na indústria ou laboratório, é utilizando um dinamômetro inercial, porém o custo de utilização é bem elevado. Para um funcionamento correto dos freios de fricção, é preciso que ele se ajuste para compensar o desgaste de material de fricção e rotor, o que pode não ocorrer durante a realização dos ensaios, devido a algumas falhas nos componentes do sistema de freio, e/ou ineficiência no ajustador automático, desta forma, ocasionando investigação e manutenção corretiva durante o ensaio gerando prejuízo e atraso nos cronogramas. Desta forma, percebeu-se a necessidade de encontrar uma alternativa que otimizasse e garantisse resultados confiáveis, através da inclusão de um procedimento de teste pré-ensaio dos dinamômetros. Sendo assim, este trabalho tem o objetivo de desenvolver uma bancada instrumentada para verificação do ajuste de Stroke, em sistemas de freios a disco pneumáticos, para realização de ensaios antes da entrada nos dinamômetros. A bancada desenvolvida possui eixo estático, com duas válvulas de acionamento manual para entrada e saída de ar, sistema de coleta de dados de pressão e deslocamento do ajuste de Stroke. Foram realizados ensaios na bancada e no dinamômetro utilizando bloco indeformável, conseguindo assim validar o sistema de aquisição de dados. A bancada foi utilizada também para a realização de ensaios com materiais de fricção de diferentes compressibilidades além de propiciar aprendizado e melhor entendimento do funcionamento de um sistema de freio pneumático. Como resultado, foram obtidos dados comparativos equivalentes entre a bancada e o dinamômetro, através dos gráficos dos ensaios, desvio padrão, coeficiente de variação e histerese. Como conclusão foi obtida uma bancada de ensaio de freios pneumáticos que permite verificar o ajuste de Stroke através do sistema de aquisição de dados.
Coleções
- TCC Engenharia Mecânica [131]