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dc.contributor.advisorKirchhof, Larissa Degliuomini
dc.creatorBianchin, William Rodrigues
dc.date.accessioned2022-09-01T18:59:26Z
dc.date.available2022-09-01T18:59:26Z
dc.date.issued2022-08-22
dc.date.submitted2022-08-22
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26068
dc.description.abstractAfter so many tragedies involving fire have occurred in history, fire prevention and protection has become essential over the years, since it is important to maintain the integrity of human life and protection over it, not having loss of life in such accidents. The importance of fire safety meant that methods and techniques were applied in buildings, in order to identify possible causes of fire at the site, and to prevent accidents like this from happening. For this reason, the Simplified Fire Risk Assessment Method (Método Simplificado de Evaluación del Riesgo de Incendio), or MESERI Method, was developed in 1978, being directed to low and medium risk commercial and industrial buildings with properties homogeneous constructions, but which nowadays has already been applied in the most diverse types of construction. Therefore, the present work aims to apply the methodology, adapting it to a public school in the city of Lajeado-RS, aimed at elementary school and which is due to the flow of approximately 445 people who transit daily inside the institution, where many of these people do not have knowledge and experience in the area of fire safety, being vulnerable to risk. The application of the MESERI Method has the general objective of evaluating the degree of fire risk in the school, where the generating and aggravating factors and the fire protection and reduction factors were analyzed, classifying the parameters through scores that are established by the method, performing The Fire Risk Calculation is then carried out through a mathematical equation. As the study site has a main building and a multi-sport gym and there is no connection between the buildings, the evaluation was carried out in both locations, where the main building was classified as “BAD RISK” and the gymnasium considered as “GOOD RISK”. The result was mainly due to the material stored on site, the parameters aimed at the constructive elements and the lack of some fire protection and reduction factors.eng
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRisk analysiseng
dc.subjectSchooleng
dc.subjectFire safetyeng
dc.subjectMeseri methodeng
dc.subjectAnálise do riscopor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectSegurança contra incêndiopor
dc.subjectMétodo Meseripor
dc.titleAplicação do método simplificado de avaliação do risco de incêndio "meseri" em escola do munícipio de Lajeado-RSpor
dc.title.alternativeApplication of the simplified fire risk assessment method "Meseri" in school of the municipality of Lajeado-RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.description.resumoApós na história ocorrer tantas tragédias envolvendo fogo, a prevenção e proteção contra incêndio se tornou imprescindível ao longo dos anos, uma vez que é importante manter a integridade da vida humana e a proteção sobre ela, não tendo perdas de vidas em acidentes do tipo. A importância da segurança contra incêndio fez com que métodos e técnicas fossem aplicados nas edificações, com o intuito de identificar possíveis causas de incêndio no local, e de precaver que acidentes como esse possam vir a acontecer. Por esse motivo, que o Método Simplificado de Avaliação do Risco de Incêndio (Método Simplificado de Evaluación del Riesgo de Incendio), ou Método MESERI, foi desenvolvido no ano de 1978, sendo direcionado para edificações comerciais e industriais de baixo e médio risco com propriedades homogêneas de construção, mas que na atualidade já foi aplicado nos mais diversos tipos de construção. Diante disso, que o presente trabalho visa a aplicação da metodologia, adaptando-a para uma escola pública do município de Lajeado-RS, voltada ao ensino fundamental e que se deve pelo fluxo de aproximadamente 445 pessoas que transitam diariamente no interior da instituição, onde muitas dessas pessoas não possuem conhecimento e vivência na área de segurança contra incêndio, estando vulneráveis ao risco. A aplicação do Método MESERI tem como objetivo geral avaliar o grau do risco de incêndio na escola, onde foi analisado os fatores geradores e agravantes e os fatores de proteção e redução de incêndio, classificando os parâmetros através de pontuações que são estabelecidas pelo método, realizando-se então o Cálculo do Risco de Incêndio através de uma equação matemática. Como o local de estudo possui um prédio principal e um ginásio poliesportivo e não há ligação entre as edificações, foi executado a avaliação nos dois locais, onde o prédio principal foi classificado como “RISCO RUIM” e o ginásio considerado como “RISCO BOM”. O resultado se deu, principalmente, pelo material armazenado no local, pelos parâmetros voltados aos elementos construtivos e pela falta de alguns fatores de proteção e redução de incêndio.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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