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dc.contributor.advisorKologeski Fraga, Cristina
dc.creatorPenteado, Andressa Teodoro
dc.date.accessioned2022-09-05T17:32:27Z
dc.date.available2022-09-05T17:32:27Z
dc.date.issued2017-12-04
dc.date.submitted2017
dc.identifier.citationPENTEADO, A. T. Um olhar sobre o fazer profissional da/o assistente social na Pró-reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. 2017. 48 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2017.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26097
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Serviço Social, RS, 2017.por
dc.description.abstractThe present work of course completion aims to address the indicators of social vulnerability as a criterion of socioeconomic assessment and the performance of the social worker in front of this process. This work stems from the interest of the academic in reflecting on the process of internship in social work in front of the program of socioeconomic benefit realized in the Pro-Rectory of Student Affairs in the Socioeconomic Benefit Sector of the Federal University of Santa Maria - Rio Grande do Sul. , a study was carried out contextualizing the Pro - Rectory of Student Affairs of the UFSM as a Social Work Placement Field, discussing the history of the profession in the institution and the space that the professional performs and its target audience. Bringing the socioeconomic evaluation as attribution of Social Work, professional skills, duties, method, dimensions and the instrumentalities used in the professional work of the social worker. It is placed the central discussion of this work, conceptualizing Social Vulnerability related to social question, social indicators as a tool that assists in the work process of the professional. And finally, the internship experience is brought to the intervention project, in order to problematize the importance of the professional social worker in discussing the methodology used in the work process.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectServiço Socialpor
dc.subjectIndicadorespor
dc.subjectVulnerabilidade socialpor
dc.subjectSocial serviceeng
dc.subjectIndicatorseng
dc.subjectSocial vulnerabilityeng
dc.titleUm olhar sobre o fazer profissional da/o assistente social na Pró-reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Santa Maria - UFSMpor
dc.title.alternativeA look at the professional making of the Social Assistant in the Pro-Reitoria of student affairs of the Federal University of Santa Mariaeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationServiço Socialpor
dc.description.resumoO Presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo abordar os Indicadores de vulnerabilidade social como critério de avaliação socioeconômica e a atuação do (a) assistente social frente a esse processo. Este trabalho advém do interesse da acadêmica em refletir sobre o processo de estágio em Serviço social frente ao programa de benefício socioeconômico realizado na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis no Setor de Benefício Socioeconômico da Universidade Federal de Santa Maria – Rio Grande do Sul. Desse modo, foi realizado um estudo contextualizando a Pró – Reitoria de Assuntos Estudantis da UFSM como Campo de Estágio de Serviço Social, discorrendo sobre o histórico da profissão na instituição e o espaço que o/a profissional atua e seu público alvo. Traz a avaliação socioeconômica como atribuição do Serviço Social, competências profissionais, deveres, método, dimensões e os instrumentais utilizados no fazer profissional do/a assistente social. É colocado a discussão central deste trabalho, conceituando vulnerabilidade social relacionado as manifestações da questão social, os indicadores sociais como ferramenta que auxilia no processo de trabalho do/a profissional. E por fim, é descrito a experiência de estágio junto ao projeto de intervenção, a fim de problematizar sobre a importância do/a profissional assistente social em discutir a metodologia utilizada no processo de trabalho no espaço onde o/a mesmo/a atua.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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