Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGaviraghi, Fabio Jardel
dc.creatorNiederauer, Manuelle de Mello
dc.date.accessioned2022-09-12T13:54:14Z
dc.date.available2022-09-12T13:54:14Z
dc.date.issued2017
dc.date.submitted2017
dc.identifier.citationNIEDERAUER, M. de M. O trabalho do assistente social na execução de medidas socioeducativas em meio aberto: uma análise acerca da experiência de estágio em serviço social. 2017. 74 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2017.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26128
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Serviço Social, RS, 2017.por
dc.description.abstractThe present Work of Conclusion of Course in Social Work, presents as theme the work of the social worker in the execution of socio-educational measures in an open environment, with the objective of analyzing the professional performance with these socio-educational measures, which include the provision of service to the community (PSC ) and assisted freedom (LA), with a view to giving visibility to the competencies and attributions and their multiple dimensions and instrumentalities that materialize the professional work of the social worker. It focuses on the analysis of experience of curricular internship in Social Work for a clear understanding of the limits and possibilities in the intervention with adolescents in conflict with the law. Initially, a socio historical retrospective on child and adolescent legislation is presented, placing the origins of these models of social legal protection, which characterize the way in which these individuals were perceived and treated under the Brazilian context corresponding to each epoch, highlighting a paradigm shift through the implementation of the Statute of the Child and Adolescent (ECA), and the Rights Guarantee System (SDG), which cover public and social policies aimed at assisting adolescents in conflict with the law as the SINASE, main system that regulates the institutions that execute socio-educative measure (MSE). It problematizes youth in the Brazilian context and its relationship with crime, seeking to understand the factors that contribute to the practice of an infraction by adolescents. The experiences learned during the compulsory curricular internship process, as well as the theoretical productions about these subjects, were used for such reflection.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectECApor
dc.subjectJuventudepor
dc.subjectAto Infracionalpor
dc.subjectMedidas Socioeducativaspor
dc.subjectServiço Socialpor
dc.subjectQuestão Socialpor
dc.titleO trabalho do assistente social na execução de medidas socioeducativas em meio aberto: uma análise acerca da experiência de estágio em serviço socialpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationServiço Social.por
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso em Serviço Social, apresenta como tema o trabalho do assistente social na execução de medidas socioeducativas em meio aberto, com o objetivo de analisar a atuação profissional junto a estas medidas socioeducativas, as quais compreendem a prestação de serviço à comunidade (PSC) e a liberdade assistida (LA), com vistas a dar visibilidade sobre as competências e atribuições e suas múltiplas dimensões e instrumentais que materializam o fazer profissional do assistente social. Debruça-se sobre a análise de experiência de estágio curricular em Serviço Social para uma compreensão acerca dos limites e possibilidades na intervenção com adolescentes em conflito com a lei. Inicialmente apresenta-se uma retrospectiva sócio-histórica sobre as legislações referentes a criança e ao adolescente, situando as origens destes modelos de proteção jurídico social, os quais caracterizavam a maneira como estes indivíduos eram percebidos e tratados sob o contexto brasileiro correspondente a cada época, destacando uma mudança de paradigma através da implementação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e o Sistema de Garantia de Direitos (SDG), os quais abrangem as políticas públicas e sociais destinadas ao atendimento do adolescente em conflito com a lei como o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SIANSE), principal sistema que regulamenta as instituições que executam medida socioeducativa (MSE). Problematizando a juventude no contexto brasileiro e sua relação com a criminalidade, buscando compreender os fatores que contribuem para a prática de ato infracional por adolescentes. Utilizou-se para tal reflexão as vivências apreendidas durante o processo de estágio curricular obrigatório, além das produções teóricas já existentes acerca dessas temáticas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto