dc.contributor.advisor | Gaviraghi, Fabio Jardel | |
dc.creator | Niederauer, Manuelle de Mello | |
dc.date.accessioned | 2022-09-12T13:54:14Z | |
dc.date.available | 2022-09-12T13:54:14Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.identifier.citation | NIEDERAUER, M. de M. O trabalho do assistente social na execução de medidas socioeducativas em meio aberto: uma análise acerca da experiência de estágio em serviço social. 2017. 74 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2017. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26128 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Serviço Social, RS, 2017. | por |
dc.description.abstract | The present Work of Conclusion of Course in Social Work, presents as theme the work of
the social worker in the execution of socio-educational measures in an open
environment, with the objective of analyzing the professional performance with these
socio-educational measures, which include the provision of service to the community
(PSC ) and assisted freedom (LA), with a view to giving visibility to the competencies
and attributions and their multiple dimensions and instrumentalities that materialize the
professional work of the social worker. It focuses on the analysis of experience of
curricular internship in Social Work for a clear understanding of the limits and
possibilities in the intervention with adolescents in conflict with the law. Initially, a socio historical retrospective on child and adolescent legislation is presented, placing the
origins of these models of social legal protection, which characterize the way in which
these individuals were perceived and treated under the Brazilian context
corresponding to each epoch, highlighting a paradigm shift through the implementation
of the Statute of the Child and Adolescent (ECA), and the Rights Guarantee System
(SDG), which cover public and social policies aimed at assisting adolescents in conflict
with the law as the SINASE, main system that regulates the institutions that execute
socio-educative measure (MSE). It problematizes youth in the Brazilian context and its
relationship with crime, seeking to understand the factors that contribute to the practice
of an infraction by adolescents. The experiences learned during the compulsory
curricular internship process, as well as the theoretical productions about these
subjects, were used for such reflection. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | ECA | por |
dc.subject | Juventude | por |
dc.subject | Ato Infracional | por |
dc.subject | Medidas Socioeducativas | por |
dc.subject | Serviço Social | por |
dc.subject | Questão Social | por |
dc.title | O trabalho do assistente social na execução de medidas socioeducativas em meio aberto: uma análise acerca da experiência de estágio em serviço social | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Serviço Social. | por |
dc.description.resumo | O presente Trabalho de Conclusão de Curso em Serviço Social, apresenta como tema
o trabalho do assistente social na execução de medidas socioeducativas em meio
aberto, com o objetivo de analisar a atuação profissional junto a estas medidas
socioeducativas, as quais compreendem a prestação de serviço à comunidade (PSC)
e a liberdade assistida (LA), com vistas a dar visibilidade sobre as competências e
atribuições e suas múltiplas dimensões e instrumentais que materializam o fazer
profissional do assistente social. Debruça-se sobre a análise de experiência de estágio
curricular em Serviço Social para uma compreensão acerca dos limites e
possibilidades na intervenção com adolescentes em conflito com a lei. Inicialmente
apresenta-se uma retrospectiva sócio-histórica sobre as legislações referentes a
criança e ao adolescente, situando as origens destes modelos de proteção jurídico
social, os quais caracterizavam a maneira como estes indivíduos eram percebidos e
tratados sob o contexto brasileiro correspondente a cada época, destacando uma
mudança de paradigma através da implementação do Estatuto da Criança e do
Adolescente (ECA), e o Sistema de Garantia de Direitos (SDG), os quais abrangem
as políticas públicas e sociais destinadas ao atendimento do adolescente em conflito
com a lei como o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SIANSE),
principal sistema que regulamenta as instituições que executam medida
socioeducativa (MSE). Problematizando a juventude no contexto brasileiro e sua
relação com a criminalidade, buscando compreender os fatores que contribuem para
a prática de ato infracional por adolescentes. Utilizou-se para tal reflexão as vivências
apreendidas durante o processo de estágio curricular obrigatório, além das produções
teóricas já existentes acerca dessas temáticas. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |