dc.contributor.advisor | Janczura, Rosane | |
dc.creator | Bianchini, Rosiana de Paula | |
dc.date.accessioned | 2022-09-14T13:13:38Z | |
dc.date.available | 2022-09-14T13:13:38Z | |
dc.date.issued | 2017-12-03 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.identifier.citation | BIANCHINI, R. de P. A inserção da família no processo de socioeducação de adolescente em cumprimento de medida socioeducativa de internação. 2017. 49 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2017. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26156 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Serviço Social, RS, 2017. | por |
dc.description.abstract | This work is about the period of social service curricular traineeship in the institution
of socioeducative care of hospitalization for adolescents in conflict with the law, the
Center of Socio-educational Assistance of Maria (CASE/SM). Through this, a
historical rescue of the trajectory of childhood and adolescence care in Brazil in a
situation of vulnerability will be carried out, with allusion to the various institutions
which assist this people. The transition from a punitive care to socio-educational
service established by the Doctrine of Integral Protection, makes the child and the
adolescent subject of rights. Thus, the consolidation of the Statute of the Child and
Adolescent (ECA) was a milestone in the reformulation of the service to the
adolescents who commit an infraction, with the responsibility through the application
of the socio-educational measure. Thus, CASE/SM is a socio-occupational space in
which social worker interventions are aimed at guaranteeing the rights of adolescents
in compliance with measures as well as the follow-up of these and their families in
order to establish and strengthen their ties. In this way, the curricular stage made it
possible to know the institutional reality and some contradictions present in the Unit.
The interventions carried out during the internship and the implementation of the
intervention project provided greater visibility to the family, demonstrating the
importance of them in the process of socio-education | eng |
dc.language | por | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Adolescente | por |
dc.subject | Ato Infracional | por |
dc.subject | Socioeducação | por |
dc.subject | Família | por |
dc.subject | Adolescent | eng |
dc.subject | nfraction | eng |
dc.subject | socioeducation | eng |
dc.subject | family | eng |
dc.title | A inserção da família no processo de socioeducação de adolescente em cumprimento de medida socioeducativa de internação | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Serviço Social. | por |
dc.description.resumo | Este trabalho versa sobre o período de estágio curricular em Serviço Social
realizado na instituição de atendimento socioeducativo de internação para
adolescentes em conflito com a lei, o Centro de Atendimento Socioeducativo de
Maria (CASE/SM). Através deste, será realizado um resgate histórico da trajetória do
atendimento a infância e adolescência no Brasil em situação de vulnerabilidade, com
alusão as diversas instituições de atendimento a este público. A transição de um
atendimento punitivo ao atendimento socioeducativo estabelecido pela Doutrina da
Proteção Integral, torna a criança e o adolescente sujeito de direitos. Assim, a
consolidação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) foi um marco na
reformulação do atendimento aos adolescentes que cometem ato infracional, com a
responsabilização através da aplicação da medida socioeducativa. Assim, o
CASE/SM é um espaço sociocupacional em que as intervenções do assistente
social estão voltadas à garantia dos direitos dos adolescentes em cumprimento de
medida, bem como o acompanhamento destes e de sua família, no sentido de
estabelecer e fortalecer os vínculos. Desta forma, o estágio curricular possibilitou
conhecer a realidade institucional e algumas contradições presentes na Unidade. As
intervenções realizadas durante o estágio e a execução do projeto de intervenção
proporcionaram maior visibilidade a família, demonstrando a importância desta no
processo da socioeducação. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |