Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorJanczura, Rosane
dc.creatorBianchini, Rosiana de Paula
dc.date.accessioned2022-09-14T13:13:38Z
dc.date.available2022-09-14T13:13:38Z
dc.date.issued2017-12-03
dc.date.submitted2017
dc.identifier.citationBIANCHINI, R. de P. A inserção da família no processo de socioeducação de adolescente em cumprimento de medida socioeducativa de internação. 2017. 49 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2017.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26156
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Serviço Social, RS, 2017.por
dc.description.abstractThis work is about the period of social service curricular traineeship in the institution of socioeducative care of hospitalization for adolescents in conflict with the law, the Center of Socio-educational Assistance of Maria (CASE/SM). Through this, a historical rescue of the trajectory of childhood and adolescence care in Brazil in a situation of vulnerability will be carried out, with allusion to the various institutions which assist this people. The transition from a punitive care to socio-educational service established by the Doctrine of Integral Protection, makes the child and the adolescent subject of rights. Thus, the consolidation of the Statute of the Child and Adolescent (ECA) was a milestone in the reformulation of the service to the adolescents who commit an infraction, with the responsibility through the application of the socio-educational measure. Thus, CASE/SM is a socio-occupational space in which social worker interventions are aimed at guaranteeing the rights of adolescents in compliance with measures as well as the follow-up of these and their families in order to establish and strengthen their ties. In this way, the curricular stage made it possible to know the institutional reality and some contradictions present in the Unit. The interventions carried out during the internship and the implementation of the intervention project provided greater visibility to the family, demonstrating the importance of them in the process of socio-educationeng
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAdolescentepor
dc.subjectAto Infracionalpor
dc.subjectSocioeducaçãopor
dc.subjectFamíliapor
dc.subjectAdolescenteng
dc.subjectnfractioneng
dc.subjectsocioeducationeng
dc.subjectfamilyeng
dc.titleA inserção da família no processo de socioeducação de adolescente em cumprimento de medida socioeducativa de internaçãopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationServiço Social.por
dc.description.resumoEste trabalho versa sobre o período de estágio curricular em Serviço Social realizado na instituição de atendimento socioeducativo de internação para adolescentes em conflito com a lei, o Centro de Atendimento Socioeducativo de Maria (CASE/SM). Através deste, será realizado um resgate histórico da trajetória do atendimento a infância e adolescência no Brasil em situação de vulnerabilidade, com alusão as diversas instituições de atendimento a este público. A transição de um atendimento punitivo ao atendimento socioeducativo estabelecido pela Doutrina da Proteção Integral, torna a criança e o adolescente sujeito de direitos. Assim, a consolidação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) foi um marco na reformulação do atendimento aos adolescentes que cometem ato infracional, com a responsabilização através da aplicação da medida socioeducativa. Assim, o CASE/SM é um espaço sociocupacional em que as intervenções do assistente social estão voltadas à garantia dos direitos dos adolescentes em cumprimento de medida, bem como o acompanhamento destes e de sua família, no sentido de estabelecer e fortalecer os vínculos. Desta forma, o estágio curricular possibilitou conhecer a realidade institucional e algumas contradições presentes na Unidade. As intervenções realizadas durante o estágio e a execução do projeto de intervenção proporcionaram maior visibilidade a família, demonstrando a importância desta no processo da socioeducação.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto