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dc.contributor.advisorde Lima Silva, Luis Alvaro
dc.creatorWeber, Crístian Marcos
dc.date.accessioned2022-09-14T17:42:29Z
dc.date.available2022-09-14T17:42:29Z
dc.date.issued2022-08-10
dc.date.submitted2022
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26187
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Ciência da Computação, RS, 2022.por
dc.description.abstractThe computation of shortest paths (pathfinding) optimized for the topographical features of real world terrains has been investigated in different problems in the areas of robotics, computer games and simulation. Pathfinding for topographical realistic terrain models involves finding a least-cost path evaluated in terms of distance traveled according to the slopes of the terrain. In path computations performed to solve tactical and strategic problems, the pathfinding of safe paths and with lower topographical costs is a subject still little explored in the literature. Among other aspects, path safety may be related to the visual concealment of an agent traveling along the path in relation to an observer located at a position on the terrain. The objective of this work is to investigate how the computations of a heuristic pathfinding algorithm A∗ should be performed so that an agent can use a path that allows the agent’s stealth locomotion in relation to an observer. This indicates that the terrain relief features are important both for obtaining a low-cost path and for computing the observer’s field of view and the consequent agent stealth according to the terrain relief. For the use of heuristic pathfinding algorithms, determining an efficient heuristic in terms of execution time and node expansion is a challenging task in this secure topographic pathfinding problem. The proposal of this work, therefore, also involves using and evaluating the learning capacity of a deep neural network in the approximation of the heuristic to be used by the A∗ algorithm, thus allowing to optimize the computations of safe routes with lower costs.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectRedes neurais profundaspor
dc.subjectInteligência artificialpor
dc.subjectAprendizado de máquinapor
dc.subjectBusca de caminhopor
dc.subjectDeep neural networkseng
dc.subjectArtificial intelligenceeng
dc.subjectMachine learningeng
dc.subjectPathfindingeng
dc.titleRedes neurais artificiais na otimização da computação de caminhos seguros em terrenos com topografiapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.description.resumoA computação de caminhos (pathfinding) otimizados para as caraterísticas topográficas de terrenos do mundo real tem sido investigada em diferentes problemas nas áreas de robótica, jogos de computador e simulação. Pathfinding em modelos de terrenos topograficamente realistas envolve encontrar um caminho de menor custo avaliado pela distância percorrida de acordo com os aclives e declives do terreno. Em computações de caminhos para solucionar problemas de natureza tática e estratégica, a busca de caminhos seguros e com menores custos topográficos é um assunto ainda pouco explorado na literatura. Entre outros aspectos, a segurança do caminho pode estar relacionada a ocultação visual de um agente em relação a um observador localizado em um ponto do terreno. O objetivo deste trabalho é investigar como as computações do algoritmo heurístico de pathfinding A∗ devem ser realizadas para que um agente possa encontrar um caminho que permita sua locomoção furtiva em relação a um observador. Isso indica que as características de relevo do terreno são importantes tanto para obtenção de um caminho de custo reduzido quanto para a computação do campo de visão do observador e a consequente furtividade do agente de acordo com o relevo do terreno. Para o emprego de algoritmos de pathfinding heurísticos, determinar uma heurística eficiente em termos de tempo de execução e expansão de nodos é uma tarefa desafiadora para pathfinding topográfico seguro. A proposta deste trabalho envolve utilizar e avaliar a capacidade de aprendizado de uma rede neural profunda na aproximação da heurística a ser usada pelo algoritmo A∗, assim permitindo otimizar as computações de rotas seguras com menores custos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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