Fatores que influenciam a iniciação científica em Ciências Contábeis na percepção dos acadêmicos da UFRGS e UFSM
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Data
2009-01-05Autor
Possati Junior, Gilmar Rodrigues
Pinheiro, Moisés Forgearini
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O presente trabalho trouxe como tema central a iniciação científica no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Assim, o trabalho sustentou-se na relação entre o ensino e a pesquisa. É indiscutível o fato de que a pesquisa deve estar presente em sala de aula para que haja uma melhor eficiência na relação ensino-aprendizagem. Desse modo, a partir de uma coleta de dados, através de um questionário, o presente estudo buscou investigar os fatores que dificultam a pesquisa científica nas universidades federais do Rio Grande do Sul no período da graduação. A análise dos dados trouxe a realidade encontrada no ambiente académico dos cursos de Ciências Contábeis e revelou claramente a percepção dos académicos em relação ao desenvolvimento de pesquisas nos referidos cursos. Constatou-se que a principal dificuldade dos académicos no desenvolvimento de pesquisas é a falta de disponibilidade de tempo. Verificou-se que não há uma preocupação em levar para a sala de aula técnicas de ensino mais desafiadoras aos acadêmicos. Apresentaram-se, também, como dificuldades: a falta de interesse e oportunidade de desenvolver algum projeto de iniciação científica e a falta de apoio financeiro para a realização de projetos de pesquisa e a participação em eventos de caráter científicos. Pode-se constatar que existem poucos projetos de pesquisa e extensão nas universidades pesquisadas, sendo que os cursos de Ciências Contábeis pesquisados desenvolvem praticamente somente o ensino, deixando em segundo plano os programas de pesquisa e extensão.
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- TCC Ciências Contábeis [645]
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