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dc.contributor.advisorGräbner, Selia
dc.contributor.advisorRaizer, Leandro
dc.creatorStolz, Fernanda Paula
dc.date.accessioned2022-09-15T12:20:03Z
dc.date.available2022-09-15T12:20:03Z
dc.date.issued2010-01-05
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26202
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Ciências Contábeis, RS, 2010por
dc.description.abstractThe Merger and Acquisition processes have great importance in the current business environment. Such processes have been used as a business strategy in a increasingly competitive market and globalized. In this context, and the new demands presented businesses, it's necessary that the accounting are increasingly prepared and qualified for the managerial decision-making. This study examines the perception of future Graduates of Accounting Science of UFSM about learning in relation on process of Enterprises' Merger and Acquisitions, considering the position of the professional accounting on these merger cases. The methodology used was centered in two parts. The first was based on literature review, focused on national curriculum guidelines and the Pedagogic Project of the Accounting course of UFSM and analysis of the context of mergers in the accounting practice. In the second part the results obtained by applying a questionnaire to students in 6th, 8th and 9th semester of Accounting of UFSM. Among the findings highlighted the emphasis given by the guidelines and the National Project of the course with the formation of a professional accounting can provide information for participating in decision-making in the face of current economic, social, legal, and others, with a broad notion of interdisciplinary aspects. However, in view of students, they do not feel prepared to act in the current demands of concentration processes. One factor that can explain it is because there's no specific discipline to talk about this or that this is not enough to understand the current demands.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCiências Contábeispor
dc.subjectAtos de concentraçãopor
dc.subjectConcorrênciapor
dc.subjectAccountingeng
dc.subjectMergers processeng
dc.subjectCompetitioneng
dc.titlePercepção dos estudantes de Ciências Contábeis da UFSM frente aos atos de concentração de empresas no Brasilpor
dc.title.alternativePerception of accounting students of the UFSM about concentration process of companies in Brazileng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCiências Contábeispor
dc.description.resumoOs processos de Fusão, Aquisição e Cisão tem grande importância no contexto econômico empresarial atual. Tais processos têm sido utilizados como estratégia empresarial num mercado cada vez mais concorrencial e globalizado. Diante deste contexto, e das novas demandas apresentadas as empresas, é necessário que os profissionais da contabilidade estejam cada dia mais preparados e qualificados para a tomada de decisões gerenciais. O presente trabalho analisa a percepção dos futuros graduados no curso de Ciências Contábeis da UFSM sobre o ensino de Fusões, Aquisições e Cisões, considerando o papel do profissional contábil diante destes processos de concentração. A metodologia utilizada foi centrada em duas partes. A primeira consistiu-se na revisão bibliográfica, focada nas diretrizes curriculares nacionais e no Projeto Pedagógico do curso de Ciências Contábeis da UFSM, bem como na análise do contexto dos atos de concentração na prática contábil. Na segunda foram analisados os resultados obtidos através da aplicação de questionário aos alunos de 6°, 8° e 9° semestre do curso de Ciências Contábeis da UFSM. Entre as conclusões do estudo destacam-se a ênfase dada pelas diretrizes Nacionais e pelo Projeto Pedagógico do curso à formação de um profissional da área da contabilidade capaz de prover informações adequadas participando da tomada de decisões diante do atual contexto econômico, social, jurídico, entre outros. tendo uma noção ampla de aspectos interdisciplinares. No entanto, na visão dos estudantes, estes não se sentem preparados para atuar nas atuais demandas de processos de concentração de empresas. Um dos fatores que pode explicar isso é a falta de urna disciplina específica para tratar do tema ou que este não é abordado de forma a atender as atuais demandas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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