Mostrar registro simples

dc.creatorGonçalves, Deivide Millani
dc.date.accessioned2022-09-26T13:45:16Z
dc.date.available2022-09-26T13:45:16Z
dc.date.issued2022-05-10
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26253
dc.description.abstractThis master's thesis work in cultural heritage aims to share the production of a booklet of clown games, using the universal language of the clown, this language considered from my experiences and practices, to be used by different groups, such as: educators, artistic, systematizing a learning that was only gestural, oral and traditional. Based on intangible heritage culture, this research addresses the origin of man's comedy, making a chronological narrative, from its beginning, to the use of terminologies referenced to the figure that we know today as "Clown" or "Clown" and also dialogues with the concept heritage, memory and orality, which are the main bases of continuity and propagation of this artistic work. Finally, with this work, we seek to create opportunities for contact with artistic work and encourage heritage education, as well as the preservation and maintenance of the clown's artistic work.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectArtepor
dc.subjectPalhaçopor
dc.subjectPatrimônio Culturalpor
dc.subjectArteng
dc.subjectCultural heritageeng
dc.subjectClowneng
dc.titleO patrimônio do riso na arte da palhaçariapor
dc.title.alternativeThe heritage of laughter in the art of clowingeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho de dissertação de mestrado em patrimônio cultural tem como objetivo compartilhar a produção de um guia de jogos de palhaçaria, utilizando a linguagem universal do palhaço, essa linguagem considerada a partir de minhas vivências e práticas, para ser utilizada por diferentes grupos, como: educadores, artísticas, sistematizando um aprendizado que foi apenas gestual, oral e de tradição. Tendo como base a cultura patrimonial imaterial esta pesquisa aborda a origem da comicidade do homem, fazendo uma narrativa cronológica, desde seu princípio, ao emprego das terminologias referenciadas a figura que contemporaneamente conhecemos por “Palhaço” ou “Clown” e dialoga com o conceito de patrimônio, memória e oralidade, as quais são as principais bases de continuidade e propagação deste fazer artístico. Por fim, com este trabalho busca-se oportunizar o contato com o fazer artístico e estimular a educação patrimonial, bem como a preservação e a manutenção do fazer artístico do palhaço.por
dc.contributor.advisor1Santos, Julio Ricardo Quevedo dos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6418022027415183por
dc.contributor.referee1Souza, Joab Monteiro de
dc.contributor.referee2Dockhorn, Gilvan Odival Veiga
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9131564852722777por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentHistóriapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Patrimônio Culturalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International