dc.creator | Gonçalves, Deivide Millani | |
dc.date.accessioned | 2022-09-26T13:45:16Z | |
dc.date.available | 2022-09-26T13:45:16Z | |
dc.date.issued | 2022-05-10 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26253 | |
dc.description.abstract | This master's thesis work in cultural heritage aims to share the production of a booklet of clown
games, using the universal language of the clown, this language considered from my
experiences and practices, to be used by different groups, such as: educators, artistic,
systematizing a learning that was only gestural, oral and traditional. Based on intangible
heritage culture, this research addresses the origin of man's comedy, making a chronological
narrative, from its beginning, to the use of terminologies referenced to the figure that we know
today as "Clown" or "Clown" and also dialogues with the concept heritage, memory and orality,
which are the main bases of continuity and propagation of this artistic work. Finally, with this
work, we seek to create opportunities for contact with artistic work and encourage heritage
education, as well as the preservation and maintenance of the clown's artistic work. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Arte | por |
dc.subject | Palhaço | por |
dc.subject | Patrimônio Cultural | por |
dc.subject | Art | eng |
dc.subject | Cultural heritage | eng |
dc.subject | Clown | eng |
dc.title | O patrimônio do riso na arte da palhaçaria | por |
dc.title.alternative | The heritage of laughter in the art of clowing | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Este trabalho de dissertação de mestrado em patrimônio cultural tem como objetivo
compartilhar a produção de um guia de jogos de palhaçaria, utilizando a linguagem universal
do palhaço, essa linguagem considerada a partir de minhas vivências e práticas, para ser
utilizada por diferentes grupos, como: educadores, artísticas, sistematizando um aprendizado
que foi apenas gestual, oral e de tradição. Tendo como base a cultura patrimonial imaterial
esta pesquisa aborda a origem da comicidade do homem, fazendo uma narrativa cronológica,
desde seu princípio, ao emprego das terminologias referenciadas a figura que
contemporaneamente conhecemos por “Palhaço” ou “Clown” e dialoga com o conceito de
patrimônio, memória e oralidade, as quais são as principais bases de continuidade e
propagação deste fazer artístico. Por fim, com este trabalho busca-se oportunizar o contato
com o fazer artístico e estimular a educação patrimonial, bem como a preservação e a
manutenção do fazer artístico do palhaço. | por |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Julio Ricardo Quevedo dos | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6418022027415183 | por |
dc.contributor.referee1 | Souza, Joab Monteiro de | |
dc.contributor.referee2 | Dockhorn, Gilvan Odival Veiga | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9131564852722777 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | História | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |