Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBrondani, Gilberto
dc.creatorPozzebon, Márcia
dc.creatorVargas, Silvane
dc.date.accessioned2022-09-28T17:17:06Z
dc.date.available2022-09-28T17:17:06Z
dc.date.issued2007-03-08
dc.date.submitted2007
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26294
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Ciências Contábeis, RS, 2007por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPlanejamentopor
dc.subjectPlanejamento estratégicopor
dc.subjectInstituições de ensino superior privadaspor
dc.titlePlanejamento estratégico em instituições de ensino superiorpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCiências Contábeispor
dc.description.resumoO presente trabalho visa demonstrar a importância do planejamento estratégico para instituições de ensino superior privadas, como ferramenta para a otimização de seus resultados, tanto na área pedagógica quanto na financeira. Para o desenvolvimento do mesmo se utilizou a pesquisa bibliográfica como meio de coleta de informações, destinadas à formação de um modelo específico de planejamento estratégico para instituições de ensino superior privadas, através de idéias fundamentadas em pesquisas e aprimoradas no decorrer do trabalho. Ainda enfatizaram-se questões relativas ao processo de gestão organizacional. onde o planejamento estratégico, independente do tipo de organização a que se destina, foi figurado segundo bibliografia pesquisada como uma ferramenta que visa auxiliar no processo de gestão. Conclui-se que as instituições de ensino superior privadas, apesar de diferenciarem-se das demais empresas devido ao tipo de serviço que prestam, necessitam visar objetivos comuns às organizações em geral, no que diz respeito ao retorno do investimento e a permanência no mercado, bem como os específicos ao seu ramo de atividade. Evidenciou-se também a necessidade não apenas do desenvolvimento do planejamento estratégico, mas também sua execução e seu controle no cotidiano, adaptando-se as mudanças sempre que necessário.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto