O lado obscuro da tecnologia da informação e comunicação em micro e pequenas empresas: problemas e soluções
Abstract
As micro e pequenas empresas são predominantes no Brasil e no exterior. Juntas, esse porte de empresas é responsável pela maior empregabilidade dos cidadãos, geração de renda e de produção de um país. Além disso, foi essencial para a recuperação das nações durante crises econômicas. Sabendo dessa importância, governos e agências de fomento tem investido cada vez mais nelas. Porém, as micro e pequenas empresas são acometidas pela restrição de recursos como de mão de obra qualificada, conhecimento e, principalmente, financeiros. Para manterem-se competitivas, algumas recorrem à Tecnologia da Informação e Comunicação, que muitas vezes acarretam ainda mais problemas durante ou após o processo de adoção dessas tecnologias. Pouca literatura aborda o assunto, fazendo com que os problemas enfrentados nesse processo sejam pouco conhecidos. O presente trabalho buscou, identificar e compreender os problemas que acontecem durante ou após a implantação de tecnologia de informação e comunicação em micro e pequenas empresas e, também, quais as ações usadas para solucionar, mitigar ou transferir esses problemas, quando houverem. A respeito dos problemas e soluções, buscamos entender seu comportamento ao longo de 21 anos e se há influência do tipo de tecnologia usada, nacionalidade das empresas, setor e seção de atuação das empresas. Realizou-se uma revisão sistemática de literatura, usando a técnica snowballing, recuperando trabalhos de 21 anos anteriores, dos quais dados foram extraídos e tabulados e aplicado estatística descritiva para chegar ao objetivo. Foram identificados 129 problemas diferentes, divididos em 12 categorias. As soluções são ainda mais negligenciadas pela literatura, com 48 soluções diferentes que foram divididas em 10 categorias.
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