Mostrar registro simples

dc.creatorSchwantz, Patrícia Inês
dc.date.accessioned2022-10-05T19:46:17Z
dc.date.available2022-10-05T19:46:17Z
dc.date.issued2022-07-01
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26361
dc.description.abstractThe Lean management philosophy, through the proposal of continuous improvement, is centered on the pillars of creating value to the end user and reducing and eliminating waste. In Institutions of Higher Education (HEIs), the Lean philosophy enables improvements adding value for students, employees, and society, reducing costs and even reducing various forms of waste. However, it is noticeable that there is a theoretical gap in relation to the eight types of waste in HEIs and a lack of clear definitions about them (KLEIN et al., 2021). Thus, this research aims to propose a framework for analyzing the types of waste that occur in Higher Education Institutions. For this, the methodology proposed for this research is based on a qualitative-quantitative approach and, to validate the research instrument developed in this research, it was performed the evaluation by experts in the area through three methods: individual interviews, focus group and Delphi rounds. From the survey results, a consensus of the panel of experts was evident, approving 60 of the 83 questions. In general, the individual interviews and with the focal group of specialists made it possible to identify the content weaknesses in the initial bank of items presented to them and, through the Delphi rounds, each of the questions was evaluated as to their potential to measure the types of waste called constructs and to increment new or improve the questions presented. Therefore, one concludes that the use of the multiple triangulations of methods (individual interviews, focus group and Delphi method) allowed judging the relevance of different items to unequivocally gauge the types of waste in HEIs.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectLeanpor
dc.subjectInstituições de Ensino Superiorpor
dc.subjectTipos de desperdíciospor
dc.subjectMelhoria contínuapor
dc.subjectHigher Education Institutionseng
dc.subjectTypes of wasteeng
dc.subjectContinuous improvementeng
dc.titleProposição de um framework de análise de desperdícios segundo a perspectiva Lean em instituições de ensino superiorpor
dc.title.alternativeProposition of a waste analysis framework according to a Lean perspective in higher education institutionseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA filosofia de gestão Lean, por meio da proposta de melhoria contínua, está centrada nos pilares de criação de valor ao usuário final e na redução e eliminação de desperdícios. Em Instituições de Ensino Superior (IES), a filosofia Lean possibilita melhorias agregando valor para alunos, funcionários e sociedade, reduzindo custos e até mesmo reduzindo várias formas de desperdícios. Porém, é perceptível que existe uma lacuna teórica em relação aos oito tipos de desperdícios nas IES e uma falta de definições claras acerca deles (KLEIN et al., 2021). Desse modo, esta pesquisa tem como objetivo propor um framework de análise dos tipos de desperdícios que ocorrem em Instituições de Ensino Superior. Para isso, a metodologia proposta para esta pesquisa é baseada em uma abordagem qualiquantitativa e, para validar o instrumento de pesquisa desenvolvido nesta pesquisa, realizou-se a avaliação por especialistas da área por meio de três métodos: entrevistas individuais, grupo focal e rodadas Delphi. A partir dos resultados da pesquisa, ficou evidente um consenso do painel de especialistas aprovando 60 das 83 questões. De modo geral, as entrevistas individuais e com o grupo focal de especialistas possibilitaram identificar as fragilidades do conteúdo no banco inicial de itens que lhes foi apresentado e, por meio das rodadas Delphi, cada uma das questões foi avaliada quanto ao potencial de medir os tipos de desperdícios chamados de construtos e também incrementar novas ou melhorar as questões apresentadas. Portanto, conclui-se que o uso da triangulação múltipla de métodos (entrevistas individuais, grupo focal e método Delphi) permitiu julgar a relevância dos diferentes itens para aferir de forma inequívoca os tipos de desperdícios em IES.por
dc.contributor.advisor1Klein, Leander Luiz
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7157616811264324por
dc.contributor.referee1Sarturi, Greici
dc.contributor.referee2Bortolaso, Ingridi Vargas
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0939037210493905por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentAdministração Públicapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administração Públicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International