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dc.creatorMahl, Ana Luiza
dc.date.accessioned2022-10-06T11:12:17Z
dc.date.available2022-10-06T11:12:17Z
dc.date.issued2022-07-22
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26364
dc.description.abstractThe present research aims to evaluate speech intelligibility in higher education classrooms, specifically two classrooms at the Technology Center of the Federal University of Santa Maria, in Santa Maria, RS, through articulation indices (AI) obtained with real articulation tests (TAR) and articulation tests with simulated signals (TASS), contributing to the validation of the methodology for using TASS to obtain AI. To this end, acoustic measurements are carried out to survey the monaural impulsive response in both classrooms, in order to obtain the acoustic parameters: reverberation time (TR), initial decay time, clarity factor for speech and definition for the speaks. Then, the input data are entered into the room acoustics software, computer code RAIOS 7, in which the computer models are calibrated, comparing the measured and simulated TR. With this, binaural impulsive responses (BRIRs) are generated in the same software. Subsequently, the generated BRIRs are convolved with anechoic signals (which, in this case, are monosyllables recorded in the anechoic chamber of Inmetro, in Xerém, Rio de Janeiro), which consists in the generation of aurilizations for each source-receiver pair of each classroom that also takes place in the RAIOS7 software. Finally, the TAR (in classrooms) and TASS (in which the binaural signals are heard through headphones) are applied to volunteers to obtain the AI. The results obtained confirm that the use of aurilizations with simulated signals for the application of articulation tests in order to obtain articulation indices is a reliable methodology, with an absolute mean error lower than 5.0%. In this way, it is possible to evaluate the intelligibility of speech rooms in a virtual way, still in the design phase and for existing rooms, without the need to insert all students in a classroom, which is especially useful in pandemic scenarios, as currently experienced, in addition to avoiding possible distractions during the tests.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAcústica de salaspor
dc.subjectInteligibilidade da falapor
dc.subjectSalas de aulapor
dc.subjectSimulação computacionalpor
dc.subjectAurilizaçãopor
dc.subjectRAIOSpor
dc.subjectRoom acousticseng
dc.subjectSpeech intelligibilityeng
dc.subjectClassroomseng
dc.subjectComputer simulationeng
dc.subjectAuralizationeng
dc.titleAvaliação de inteligibilidade da fala em salas de aula utilizando aurilizações simuladaspor
dc.title.alternativeEvaluation of speech intelligibility in classrooms using simulated aurilizationseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA presente pesquisa tem o intuito de avaliar a inteligibilidade da fala em salas de aula de ensino superior, especificamente duas salas de aula do Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Santa Maria, em Santa Maria, RS, por meio de índices de articulação (IA) obtidos com testes de articulação reais (TAR) e testes de articulação com sinais simulados (TASS), contribuindo para a validação da metodologia de utilização de TASS para obtenção de IA. Para tal, são realizadas medições acústicas para o levantamento da resposta impulsiva monoauricular em ambas as salas de aula, visando a obtenção dos parâmetros acústicos: tempo de reverberação (TR), tempo de decaimento inicial, fator de clareza para a fala e definição para a fala. Em seguida, são inseridos os dados de entrada no software de acústica de salas, código computacional RAIOS 7, no qual os modelos computacionais são calibrados, comparando o TR medido ao simulado. Com isso, são geradas as respostas impulsivas biauriculares (BRIRs) no mesmo software. Na sequência, as BRIRs geradas são convoluídas com sinais anecoicos (que, nesse caso, são monossílabos gravados na câmara anecoica do Inmetro, em Xerém, no Rio de Janeiro), o que consiste na geração das aurilizações para cada par fonte-receptor de cada sala de aula que também ocorre no software RAIOS 7. Por fim, ocorre a aplicação dos TAR (nas salas de aula) e TASS (em que as aurilizações são escutadas por meio de fones de ouvido) a voluntários, para a obtenção dos IA. Os resultados obtidos confirmam que a utilização de aurilizações com sinais simulados para a aplicação de testes de articulação visando obter índices de articulação é uma metodologia fidedigna, apresentando erro médio absoluto menor que 5,0%. Desse modo, é possível avaliar a inteligibilidade de salas destinadas a fala de forma virtual, ainda em fase de projeto e para salas existentes, sem a necessidade de inserir todos os alunos em uma sala de aula, o que é especialmente útil em cenários pandêmicos, como o vivenciado atualmente, além de evitar possíveis distrações durante a realização dos testes.por
dc.contributor.advisor1Tenenbaum, Roberto Aizik
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1161317972489632por
dc.contributor.advisor-co1Melo, Viviane Suzey Gomes de
dc.contributor.referee1Mareze, Paulo Henrique
dc.contributor.referee2Musafir, Ricardo Eduardo
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0284761985196521por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEngenharia Civilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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