dc.contributor.advisor | Angeli, Andrea do Amparo Carotta de | |
dc.creator | Pereira, Clarissa Lima | |
dc.date.accessioned | 2022-10-17T14:40:43Z | |
dc.date.available | 2022-10-17T14:40:43Z | |
dc.date.issued | 2018-12 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26519 | |
dc.description.abstract | The aim of this work is to think how the academic environment and the relations
established there has been impacted the mental and emotional health of the students, and how
this phenomenon have been affected the daily life of those individuals. To do so, we reflect
how the study is been made by the students, developing a analysis of the strength lines who
make up the environment and the established relationships between the individuals on their
collective way through the undergraduate course. So we made a bibliography survey about the
subjectives like, mental health on the university and psychic suffering on the academic
environment as a way to understand the general context presented by the researchers on this
field, since the visibility of this topic has been growing by many reasons, for instance, the
promotion of online campaigns who exposes the stressful situations on the academic
environment and the thought about this issues. We found on the Facebook campaign “NÃO É
NORMAL” the students perspective about this issues, with the pages of the campaign being a
space for conversation, of support made by students and for students. Therefore, we used
anonymous reports and promotion materials as a base to create “problems scenes” that
describes situations experienced daily by the student body, presented in this research in a
drawing form, which serve as a visual strategy to compose the discussion. Also,
bibliographical content on the relationship between daily life an health was taken, taking into
account the objective of the present study. Thus, this is a qualitative research using the scenes
and the bibliographic material as a strategy for the construction of a cartographic analysis of
the relationships between the environment and the heath of the subjects. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | saúde mental | por |
dc.subject | cartografia | por |
dc.subject | cotidiano | por |
dc.subject | mental health | eng |
dc.subject | cartography | eng |
dc.subject | daily life | eng |
dc.title | Habitando Um Corpo Que Dá Conta: Um pensar cartográfico acerca da construção do modo de ser e sua expressão na saúde e no cotidiano dos estudantes universitários | por |
dc.title.alternative | Inhabiting a Body That Can Handle: A cartographic thinkin about the construction of the way of being student and its reflexes in the health and daily life of the college students | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Terapia Ocupacional | por |
dc.description.resumo | Este trabalho teve como objetivo refletir como o ambiente acadêmico e as relações
estabelecidas nele tem impactado na saúde psíquica e emocional da população universitária e
de que forma este fenômeno tem afetado a vida cotidiana desses indivíduos. Para tanto, nos
colocamos a pensar como o fazer estudar tem sido vivido pelos acadêmicos, desenvolvendo
uma análise das linhas de força que compõem o ambiente e as relações estabelecidas entre os
sujeitos na trajetória coletiva de graduação. Para tal, foi realizado levantamento bibliográfico
a respeito de temas como saúde mental na universidade e sofrimento psíquico no ambiente
acadêmico como forma de compreender o contexto geral apresentado pelos pesquisadores do
campo, visto que a visibilidade da temática tem crescido bastante por diversos motivos, sendo
um deles a divulgação de campanhas online que possibilitam a exposição e reflexão sobre
situações estressoras existentes no ambiente acadêmico. Encontrou-se na campanha de
facebook “NÃO É NORMAL” a perspectiva dos acadêmicos sobre o campo problemático,
tornando as páginas de divulgação da campanha um espaço de diálogo apoio feito por
estudantes e para estudantes. Sendo assim foram utilizados relatos anônimos e materiais de
divulgação da campanha como base para a criação de cenas problema que retratam situações
vividas cotidianamente pelo corpo discente, apresentadas nesta pesquisa em forma de
desenho, as quais servem como estratégia visual para compor a discussão. Também foi
levantado conteúdo bibliográfico sobre a relação entre cotidiano e saúde, levando em conta o
objetivo do presente trabalho. Sendo assim, esta pesquisa se apresenta como sendo de cunho
qualitativo, e soma-se às cenas a revisão de material bibliográfico com estratégia para a
construção de uma análise cartográfica das relações entre o ambiente e a saúde dos sujeitos
nele inseridos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências da Saúde | por |