dc.creator | Santos, Camila dos | |
dc.date.accessioned | 2022-10-18T13:19:42Z | |
dc.date.available | 2022-10-18T13:19:42Z | |
dc.date.issued | 2021-05-31 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26543 | |
dc.description.abstract | This research on sound and visual poetics consists of an investigation on artistic
communicational practices of an activist character. First, with experiments in 2019,
through diversified strategies and proposals for different interlocutors, in different
spaces in the city of Santa Maria, Rio Grande do Sul – streets, museums, art
galleries, university, school, social networks, radio wave space. Subsequently, as a
result of the world scenario presented from 2020, with the SARS-CoV-2 virus
pandemic, which causes the New Coronavirus disease, the COVID-19, the poetic
undergoes significant transformations. In addition to the artistic and communicational
strategies undergoing changes in approach, the space in Santa Maria moves to the
Clube Naturista Colina do Sol (CNCS), located in the municipality of Taquara, also in
Rio Grande do Sul – an naturist place not urbanized and immersed with the wild
environment the least interfered by human action. To approach the construction of
this research, studies on methodology by the researcher and artist Sandra Rey
(1953) are used. As a theoretical foundation, reference is made to the idea of
micropolitics, a concept that refers to philosophers Michel Foucault (1926-1984) and
Gilles Deleuze (1925-1995) and to art critic Suely Rolnik (1948), especially with
regard to bias of everyday life in the context of the research. Activist artistic practices,
on the other hand, are based on the experiences of Brazilian collectives from the
1990’s to today, as seen from the perspective of historiography from the 1950’s
onwards, with Italian autonomist philosophers such as Giorgio Agamben (1942) and
Franco Berardi (1949). To support the notion of Art and Communication, authors
such as Mario Costa (1936), Fred Forest (1933), Christine Mello and Giselle
Beiguelman are based on. The concept of device, on the other hand, emerges from
theoretical research and mediates artistic practices, having as reference Agamben,
Foucault, Vilém Flusser (1920-1991) and Gilbert Simondon (1924-1989). In short,
this master's research involves from performances, through installations, audio, video
and face-to-face interactivity experiments or via virtual networks, in search of a
visibility of everyday micropolitics, with their memories, affections, formalized
impulses of life or ephemeral in moments of encounters. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Arte contemporânea | por |
dc.subject | Arte e tecnologia | por |
dc.subject | Arte ativismo | por |
dc.subject | Arte e comunicação | por |
dc.subject | Dispositivo | por |
dc.subject | Contemporary art | eng |
dc.subject | Art and technology | eng |
dc.subject | Art activism | eng |
dc.subject | Art and communication | eng |
dc.subject | Device | eng |
dc.title | Zonas de ações comunicacionais em arte e tecnologia - ZACAT | por |
dc.title.alternative | Communication action zones in art and technology - ZACAT | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa de poéticas sonoras e visuais consiste em uma investigação sobre
práticas artísticas comunicacionais de caráter ativista. Primeiramente, com
experimentações no ano de 2019, através de estratégias diversificadas e propostas
para diferentes interlocutores, em diversos espaços da cidade de Santa Maria, Rio
Grande do Sul – ruas, museus, galerias de arte, universidade, escola, redes sociais,
espaço de ondas radiofônicas. Posteriormente, em decorrência do cenário mundial
apresentado a partir de 2020, com a pandemia do vírus SARS-CoV-2, que causa a
doença do Novo Coronavírus, a COVID-19, a poética sofre transformações
significativas. Além das estratégias artísticas e comunicacionais passarem por
mudanças de abordagem, o espaço anteriormente escolhido para a pesquisa –
Santa Maria – desloca-se para o Clube Naturista Colina do Sol (CNCS), localizado
no município de Taquara, também no Rio Grande do Sul. Ou seja, um lugar não
urbanizado e de imersão com o ambiente silvestre o menos interferido pela ação
humana. Para abordar a construção dessa pesquisa, são utilizados os estudos sobre
metodologia da pesquisadora e artista Sandra Rey (1953). Como fundamentação
teórica, faz-se referência à ideia de micropolítica, conceito que remete aos filósofos
Michel Foucault (1926-1984) e Gilles Deleuze (1925-1995) e à crítica de arte Suely
Rolnik (1948), sobretudo no que concerne o viés de cotidiano no contexto da
pesquisa. Já as práticas artísticas ativistas são pautadas a partir de experiências de
coletivos brasileiros dos anos 1990 para os dias de hoje, tal como são vistas sob
olhar da historiografia a partir da década de 1950, com os filósofos autonomistas
italianos como Giorgio Agamben (1942) e Franco Berardi (1949). Para embasar a
noção de Arte e Comunicação, parte-se de autores como Mario Costa (1936), Fred
Forest (1933), Christine Mello e Giselle Beiguelman. Já o conceito de dispositivo
emerge da pesquisa teórica e é mediador das práticas artísticas, tendo como
referência Agamben, Foucault, Vilém Flusser (1920-1991) e Gilbert Simondon (1924-
1989). Em suma, esta pesquisa de mestrado envolve desde performances,
passando pelas instalações, pelos experimentos de áudio, vídeo e de interatividade
presencial ou via redes virtuais, em busca de uma visibilidade das micropolíticas
cotidianas, com suas memórias, afetos, impulsos de vida formalizados ou efêmeros
em instantes de encontros. | por |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Andréia Machado | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7243757837987821 | por |
dc.contributor.referee1 | Mello, Christine Pires Nelson de | |
dc.contributor.referee2 | Cedillo, Rosa Maria Blanca | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2252201868050625 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Artes | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |