Acompanhamento de egressos dos cursos da UFSM ofertados no âmbito do sistema Universidade Aberta do Brasil
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Data
2022-05-20Primeiro membro da banca
Vieira, Kelmara Mendes
Segundo membro da banca
Ferraz, Rafael Camargo
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Mostrar registro completoResumo
O programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) foi desenvolvido visando à expansão
e a interiorização da oferta de cursos e programas de educação superior no país,
priorizando a formação de professores e qualificação de gestores para a educação
básica. Situada entre os temas formação e mercado de trabalho, o presente teve como
objetivo analisar a relação entre estudo e trabalho dos diplomados em cursos
superiores de graduação ofertados pela UFSM no âmbito do programa UAB. Para
isso, aplicou-se 179 questionários, os quais foram analisados em quatro etapas, as
quais: (i) análise descritiva; (ii) análise fatorial, (iii) testes de comparação de médias e
(iv) análise de regressão logística binária. As pessoas que participaram do estudo
majoritariamente identificam-se como mulheres cisgênero (70,9%); brancos (84,0%);
a maioria (62,9%) compreendida na faixa etária entre 30 a 44 anos; a maior parte
(82,3%) é composta por egressos de licenciaturas; quase a metade (46,3%) formouse entre 4 a 6 anos. Quase a totalidade afirma ter trabalhado durante a realização do
curso, e a maioria, informou seguir no mesmo emprego desde que havia concluído o
curso. A maioria estavam empregados no setor público e apenas pouco mais da
metade procurou emprego após a conclusão do curso. Quanto ao ajustamento entre
trabalho e estudo, 84,6% dos egressos estão em mero ajuste horizontal, 81,9% em
mero ajuste vertical e 74,5% em ajuste total. Dentre as características do estudo, do
trabalho e demográficas, utilizadas para analisar a relação entre educação e trabalho,
as variáveis que mais se destacaram na percepção sobre o ajustamento entre os
estudos universitários e o emprego, tanto em termos de ajuste vertical quanto de
ajuste horizontal, foram àquelas relacionadas ao trabalho, especificamente o tipo de
empregador, o setor econômico do emprego e o grupo de ocupação. Quanto aos
determinantes do ajustamento, as estimações realizadas ratificam a relevância das
variáveis relacionadas ao trabalho. Em termos de ajuste horizontal, a que demonstrou
maior impacto foi estar empregado na ocupação de professor. Sobre o ajuste vertical
e sobre o ajuste total, o setor econômico do emprego também se mostrou como
importante determinante, especialmente o educacional. Ainda, a percepção sobre a
qualidade do curso em termos da sua utilidade para o desenvolvimento profissional
do egresso e socioeconômico da região em que vive também se mostrou significativa,
especialmente em termos de ajuste horizontal, mas também de ajuste total. Como
conclusões, evidencia-se a importância de que, ao desenhar a oferta de cursos, a
gestão da UAB na UFSM o faça tendo por base as informações referentes ao mercado
de trabalho formal, a partir das quais, é possível prever quais qualificações são
aderentes ao mercado de trabalho, favorecendo o ajuste entre a formação recebida e
a atividade desempenhada pelos egressos.
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