Transportes coletivos urbanos – avaliação do nível de pressão sonora em função da melhoria da qualidade de serviços
View/ Open
Date
2004-05-07Primeiro membro da banca
Limberger, Inacio da Fontoura
Segundo membro da banca
Oliveira, João Helvio Righi de
Metadata
Show full item recordAbstract
Devido a sua natureza, os serviços de transportes coletivos urbanos desempenham
uma função fundamental na vida das pessoas, principalmente, daquelas que vivem nos
centros urbanos, pois têm um papel econômico e social de grande importância na medida
que facilitam o deslocamento destas nas cidades. Assim sendo, pode-se dizer que a
qualidade de vida de uma sociedade está também relacionada com a qualidade do
transporte urbano. Da iniciativa em se melhorar as condições dos transportes coletivos
urbanos originou-se esta pesquisa, que é uma parceria entre a Universidade Federal de
Santa Maria (UFSM) e Expresso Medianeira Ltda, empresa do setor de transportes coletivos
urbanos de Santa Maria. Dentre as muitas possibilidades ergonômicas que poderiam ser
estudadas, com o intuito de melhorar as condições de vida dos trabalhadores e usuários
deste tipo de transporte, optou-se por analisar o nível de pressão sonora no interior destes
veículos, tendo como principal objetivo a sua atenuação. Para tanto, baseou-se
fundamentalmente no limite de tolerância recomendado pela legislação vigente, bem como,
utilizou-se o método de resolução de problemas, denominado ciclo PDCA para organizar um
plano de ação, elaborado e implantado de forma objetiva e prática. As etapas deste plano
de ação passam por determinação de metas a serem cumpridas, levantamento dos
prováveis fatores responsáveis pela geração do ruído, como também, de um plano de
manutenção corretiva e preventiva, executado segundo as condições organizacionais
particulares da empresa. Para auxiliar na elaboração do plano de ação fez-se uso de
algumas das ferramentas da qualidade desenvolvidas por Ishikawa, tal como, o diagrama
causa e efeito. A metodologia usada nesta pesquisa foi a pesquisa qualitativa exploratória,
de forma que os principais meios de suporte foram entrevistas informais e coleta e análise
de dados. Para a coleta dos dados usou-se um dosímetro de ruído e um calibrador acústico
e, foi realizada em 100% da frota, 111 (cento e onze) ônibus. Os parâmetros de medição
foram: critério 85 dB, limite inferior 85 dB e fator duplicativo de dose 5 dB. Após a coleta dos
dados, passou-se para a análise dos mesmos onde, inicialmente, obteve-se uma visão da
situação inicial em que se encontravam em relação ao nível de pressão sonora. Da amostra
analisada, 17,12% dos ônibus encontravam-se acima da meta estabelecida no plano de
ação. Com a implantação e a execução do plano de ação, o índice de veículos que se
encontravam acima da meta estabelecida, foi reduzido para 3,6% dos ônibus. Este trabalho
de pesquisa desenvolvido hoje é parte integrante de um plano global de qualidade da
referida empresa. Devido a sua versatilidade acredita-se que este plano de ação, com
pequenas modificações, poderá ser implementado e utilizado, também, em outros setores
industriais.
Collections
The following license files are associated with this item: