Mostrar registro simples

dc.creatorRodrigues, Jairo Manzoni
dc.date.accessioned2022-11-11T19:42:17Z
dc.date.available2022-11-11T19:42:17Z
dc.date.issued2022-10-03
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26851
dc.description.abstractThe work entitled “Training Teachers of Vocational and Technological Education: the Inclusion of People with Disabilities” is part of the line of research Teacher Training for Vocational and Technological Education. The research was developed from the question of “How can a course in the SPOC modality (Small Open Online Course) contribute to the training of teachers of Vocational and Technological Education in the inclusion of PwD?”. The project's general objective was to evaluate the potential and challenges of teacher training for inclusive practice in Vocational and Technological Education through an online course in the SPOC modality. The methodological resources used for this research are based on the Design Based Research (DBR), which proposes to identify knowledge and teacher training needs for the inclusion of People with Disabilities (PwD) in vocational technical courses. The data were analyzed based on Bardin's Content Analysis and also took place from the implementation of a training course aimed at teacher training for the inclusion of students with disabilities in the PTE spaces.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação profissionalpor
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectSaberes e necessidades docentespor
dc.subjectVocational educationeng
dc.subjectInclusive educationeng
dc.subjectTeacher knowledge and needseng
dc.titleFormação de professores da educação profissional e tecnológica: a inclusão de pessoas com deficiênciapor
dc.title.alternativeProfessional and technological educational teacher training: the inclusion of people with disabilitieseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO trabalho intitulado “Formação de Professores da Educação Profissional e Tecnológica: A inclusão de Pessoas com Deficiência” insere-se na linha de pesquisa Formação Docente para Educação Profissional e Tecnológica. A pesquisa desenvolveu-se a partir da indagação de “Como um curso na modalidade SPOC (Small Open Online Course) pode contribuir para a formação de professores da Educação Profissional e Tecnológica na inclusão de PcD?”. O projeto teve como objetivo geral avaliar as potencialidades e desafios da formação de professores para a prática inclusiva na Educação Profissional e Tecnológica por meio de um curso online na modalidade SPOC. Os recursos metodológicos utilizados para esta pesquisa baseiam-se na Design Based Research (DBR), a qual se propõe identificar saber e necessidades formativas docentes para inclusão de Pessoas com Deficiência (PcD) em cursos técnicos profissionalizantes. Os dados foram analisados com base na Análise de Conteúdo de Bardin e também a partir da implementação de um curso formativo voltado à formação docente para inclusão dos alunos com deficiência nos espaços da EPT.por
dc.contributor.advisor1Barin, Cláudia Smaniotto
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0832298305352059por
dc.contributor.referee1Castro, Sabrina Fernandes de
dc.contributor.referee2Brancher, Vantoir Roberto
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0572600165343114por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeColégio Técnico Industrial de Santa Mariapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International