dc.contributor.advisor | Santos, Tiago dos | |
dc.creator | Muenchen, Carline Degregori | |
dc.date.accessioned | 2022-11-16T18:39:17Z | |
dc.date.available | 2022-11-16T18:39:17Z | |
dc.date.issued | 2020-09-03 | |
dc.date.submitted | 2020 | |
dc.identifier.citation | MUENCHEN, C. D. Desenvolvimento de um elemento finito para vigas com seção transversal variável. 2020. 79 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeroespacial)- Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2020. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26896 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Engenharia Aeroespacial, RS, 2020. | por |
dc.description.abstract | The Finite Element Method (FEM) consists of a discretization of continuum structures through
the use of elements and nodes. Such method is greatly used in the aeronautic
industry with the goal of analyzing structural components, including tapered structures, that
may be found in both aircraft and aerospace strutures. However, the models currently at
use to analyze those components are not exact and can lead to errors in the problem’s
solution. With that in mind, in this paper a tridimensional beam finite element is developed,
aiming to simulate tapered beam structures. When compared to traditional elements,
with constant cross sections, it is expected that finite element developed will reduce the
mesh size, maintaining an adequate error. The reduction in mesh size, with a smaller number
of elements and degrees of freedom, will result in a reduction in simulation time and
computational weight. After the formulation and implementation of the finite element developed,
comparisons are made with reference solutions, in order to verify the numerical
results obtained. Then, the tool is used to simulate a real application involving aeronautical
structures, the results are then compared with experimental data and simulations using a
commercial software. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Elementos finitos | por |
dc.subject | Seção transversal variável | por |
dc.subject | Estruturas aeroespaciais | por |
dc.subject | Viga tridimensional | por |
dc.subject | Finite element | eng |
dc.subject | Variable cross sections | eng |
dc.subject | Aerospatial structures | eng |
dc.subject | Tridimentional beams | eng |
dc.title | Desenvolvimento de um elemento finito para vigas com seção transversal variável | por |
dc.title.alternative | Development of finite element for beams with variable cross section | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Engenharia Aeroespacial | por |
dc.description.resumo | O método de elementos finitos (MEF) consiste em uma discretização de estruturas contínuas
em elementos conectados entre si através de nós. Tal método é muito utilizado
na indústria aeronáutica para análise de componentes estruturais, incluído aqueles que
possuem seção transversal não constante, como longarinas de asas, por exemplo. Entretanto,
o modelo utilizado para análise de tais estruturas não é exato e pode gerar erros
nas soluções de problemas. Por isso, neste trabalho é desenvolvido um elemento finito de
viga tridimensional com seção transversal variável, com o objetivo de realizar simulações
de estruturas de vigas afiladas. Quando comparado a elementos tradicionais, com seção
transversal constante, espera-se que a utilização do elemento finito desenvolvido reduza o
tamanho da malha, mantendo um erro adequado. A redução do tamanho da malha, com
um menor número de elementos e graus de liberdade, levará a uma redução no tempo de
simulação e no peso computacional do programa. Após a formulação e implementação
do elemento finito em questão, são realizadas comparações com soluções de referência
para verificar os resultados numéricos obtidos. Em seguida, a ferramenta é utilizada para
simular uma aplicação real envolvendo estruturas aeronáuticas, então os resultados numéricos
são comparados a dados experimentais e simulações feitas utilizando um programa
comercial. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIAL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |