Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBraghirolli, Lynceo Falavigna
dc.contributor.advisorPizzolato, Morgana
dc.creatorSilva, Thaiara Oliveira da
dc.date.accessioned2017-03-02T19:00:10Z
dc.date.available2017-03-02T19:00:10Z
dc.date.issued2016-12-02
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2689
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Engenharia de Produção, RS, 2016.por
dc.description.abstractIn the quest for more quality in education, in order to have more investments by government agencies, there is a need to balance the improvement of financial results and the better quality of education. In this way the laboratories of Higher Education Institutions should seek for an efficient management. The objective of this work is to analyze the contributions of the Management Excellence Model to the management of a Higher Education Institutions laboratory and the relationship between the ABNT NBR ISO/IEC 17025 standard, which is implemented by the laboratory under study, and the Management Excellence Model itself. This way, an interview with the members of the laboratory was carried out and the evaluation of the laboratory was performed through the Management Excellence Model. It was possible to verify at the end of the work that only with the evaluation of the Management Excellence Model of 250 points it was not possible to identify all the problems that the laboratory faced and that the standard ABNT NBR ISO/IEC 17025 contributed to obtain a satisfactory score in the Management Excellence Model.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectABNT NBR ISO/IEC 17025por
dc.subjectLaboratóriospor
dc.subjectModelo de Excelência em Gestão (MEG)por
dc.subjectInstituição de Ensino Superior (IES)por
dc.subjectLaboratorieseng
dc.titleContribuições do modelo de excelência em gestão (MEG) para laboratórios de instituições de ensino superior (IES) e a sua relação com a norma ABNT NBR ISO/IEC 17025por
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationEngenharia de Produçãopor
dc.description.resumoNa busca por mais qualidade no âmbito do ensino para assim se ter mais investimentos por parte dos órgãos governamentais é necessário que haja um balanceamento entre a melhoria de resultados financeiros e a melhor qualidade do ensino. Desta forma, os laboratórios de Instituições de Ensino Superior (IES) devem buscar por uma gestão eficiente. O objetivo deste trabalho é analisar as contribuições do Modelo de Excelência em Gestão (MEG) para a gestão de um laboratório de IES e a relação entre a norma ABNT NBR ISO/IEC 17025, que é implantada pelo laboratório em estudo, e o próprio MEG. Assim, foi realizado uma entrevista com os membros do laboratório e realizado a avaliação do laboratório por meio do MEG. Foi possível constatar ao término do trabalho que somente com a avaliação do MEG de 250 pontos não foi possível identificar todos os problemas que o laboratório enfrentava e que a norma ABNT NBR ISO/IEC 17025 contribuiu para a obtenção de uma nota positiva no MEG.por
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples