Aplicação do modelo estratégico de cooperação: um estudo de caso em um grupo empresarial de revendas e consórcios de automóveis no Rio Grande do Sul
Resumo
Saber como avaliar as estratégias definidas pelas empresas de uma Rede de cooperação empresarial é um ponto decisivo para o desenvolvimento e crescimento dessa nova forma de organização. Modelos mais conhecidos como Matriz de Porter, Balanced Scorecard, Matriz BCG e conceito de Core Competence não atendem as necessidades desse complexo formato Cooperativo. Inserido nesse contexto, o presente artigo tem como objetivo a aplicação de um modelo estratégico proposto por Weise et al.(2010) que adapta e atende às necessidades da gestão estratégica de Cooperação, em um grupo de empresas que trabalham com revenda e consórcios de automóveis no Rio Grande do Sul. Com base nos resultados obtidos, foi possível analisar o posicionamento estratégico do Grupo e seus parceiros. A análise permitiu verificar que a Cooperação apresenta um desalinhamento nas estratégias, visto que uma das seis empresas encontra-se em um posicionamento distante das demais. Para alinhar as estratégias e aumentar o desempenho e competitividade da Cooperação, criaram-se dois cenários. O primeiro cenário sugere a exclusão da empresa distante e o avanço da Cooperação como um todo, enquanto o segundo cenário sugere ações de melhorias para a Cooperação que opta por manter todas as empresas atuando como Grupo.