Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorWerle, Kelly
dc.creatorSantos, Grazielle Márcia dos
dc.date.accessioned2022-11-16T18:40:20Z
dc.date.available2022-11-16T18:40:20Z
dc.date.issued2020-12-11
dc.date.submitted2020
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26903
dc.description.abstractThis Conclusion Work for the Pedagogy Course addresses the theme of multi-age classes, which are composed of children of heterogeneous age group. The main objective was to research pedagogical management in the context of multi-age classes in Early Childhood Education. The theoretical framework that guided the proposal was Flick (2008); Fernandes (2015); Guimarães (2005); Lopes (2005); Nóvoa (1997); Pereira (2018); Prado (2007-2012-2016); Rosário (2014); Tardif (2007); Vygotsky (1987); Werle and Ahmad (2011). The methodology that supported this research was the qualitative approach, with a field research at the Child Education Unit Ipê Amarelo. For the investigation of this scenario, the methodological instrument of the questionnaire by e-mail was used, which was answered by the sampling of the subjects of the school and the analysis of the data was through the methodological triangulation. The methodological triangulation provided the construction of three categories of the research results: challenges of teacher training aimed at their pedagogical practice, in this axis the importance of professional training and teaching knowledge in pedagogical management is perceived; the specificities of each child in the construction of the multiethnic perspective / space, in this pillar the protagonism of the child stands out in the shared management of the classes; and the moments of sharing experiences, in this category the relevance of professional interactions is understood for the excellence of the management of multiethnic groups. Finally, it is clear that the pedagogical management carried out by the unit and by the teacher in a regime shared with the children, contributes to the integral development of the children.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação Infantilpor
dc.subjectGestão Pedagógicapor
dc.subjectAgrupamento Multietáriopor
dc.titleA gestão pedagógica em turmas multi-idades na educação infantilpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso de Pedagogia Licenciatura Plena Diurnopor
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia aborda a temática das turmas multi-idades, as quais são compostas por crianças de faixa etária heterogênea. O objetivo central foi pesquisar a gestão pedagógica no contexto das turmas multi idades na Educação Infantil. O referencial teórico que norteou a proposta foi Flick (2008); Fernandes (2015); Guimarães (2005); Lopes (2005); Nóvoa (1997); Pereira (2018); Prado (2007-2012-2016); Rosário (2014); Tardif (2007); Vygotsky (1987); Werle e Ahmad (2011). A metodologia que subsidiou essa pesquisa foi a abordagem qualitativa, com uma pesquisa de campo na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo. Para a investigação desse cenário foi utilizado como instrumento metodológico o questionário por e-mail, o qual foi respondido pela amostragem dos sujeitos da escola e a análise dos dados foi por meio da triangulação metodológica. A triangulação metodológica proporcionou a construção de três categorias dos resultados da pesquisa: desafios da formação do professor voltados a sua prática pedagógica, nesse eixo percebe-se a importância da formação profissional e dos saberes docentes na gestão pedagógica; as especificidades de cada criança na construção da perspectiva/espaço multietário, nesse pilar o protagonismo da criança destaca-se na gestão compartilhada das turmas; e os momentos de partilha das experiências, nessa categoria compreende-se a relevância das interações profissionais para a excelência da gestão das turmas multietárias. Por fim, percebe se que a gestão pedagógica realizada pela unidade e pela docente em regime compartilhado com as crianças, contribui para o desenvolvimento integral das crianças.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto