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dc.contributor.advisorWerle, Kelly
dc.creatorXavier, Luana Graciano
dc.date.accessioned2022-11-16T18:41:07Z
dc.date.available2022-11-16T18:41:07Z
dc.date.issued2021-07-06
dc.date.submitted2021
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26910
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação Infantilpor
dc.subjectBebês e crianças bem pequenaspor
dc.subjectCultura de parespor
dc.subjectInteraçõespor
dc.subjectMini-históriaspor
dc.titleAs interações e as culturas dos bebês e das crianças bem pequenas: reflexões a partir de mini-históriaspor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso de Pedagogia Licenciatura Plena Diurnopor
dc.description.resumoO presente trabalho tem como tema as interações e as culturas dos bebês e das crianças bem pequenas, apresentando como objetivo geral: Pesquisar as interações e as produções de culturas de pares entre os bebês e as crianças bem pequenas na Educação Infantil. Especificamente: compreender as diferentes formas de culturas e de interações através de registros de mini-histórias; refletir sobre os processos vivenciados junto à turma Amarela; e analisar a importância do papel do(a) professor(a) com relação às interações e as produções de culturas dos bebês e das crianças bem pequenas. Para tal, foi realizada uma pesquisa de abordagem interpretativa, buscando tecer análises a partir dos registros em forma de mini-histórias que compõem o E-book “Olhares sobre o experienciar na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo:Turma Amarela 2019/2020”. No referencial teórico abordo a importância das interações sociais, de um currículo pensado para os bebês que leve em consideração o educar-cuidar, a sutileza das ações presentes nas relações entre professores(as)/crianças, a importância da escuta sensível e do olhar atento com os bebês. Disserto quanto às possibilidades de documentação pedagógica e sobre as diversas formas de registros do cotidiano escolar. Conclui-se que é importante um ambiente acolhedor e estimulante, onde as crianças possam exercer a conquista pela autonomia, priorizando sempre o protagonismo infantil, considerando que os bebês e as crianças bem pequenas se comunicam e expressam suas vontades através das múltiplas linguagens.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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