dc.contributor.advisor | Giordani, Estela Maris | |
dc.creator | Fuzer, Michelle Thaiane Menegaes | |
dc.date.accessioned | 2022-11-16T18:50:55Z | |
dc.date.available | 2022-11-16T18:50:55Z | |
dc.date.issued | 2021-04-15 | |
dc.date.submitted | 2021 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26926 | |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Agressividade | por |
dc.subject | Relação professor/aluno | por |
dc.subject | Educação Infantil e Anos Iniciais | por |
dc.title | Atos agressivos de docentes em crianças da Educação Infantil e Anos Iniciais | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Diurno | por |
dc.description.resumo | O presente estudo problematiza as situações de atos agressivos cometidos por professores nas
relações entre professores e alunos na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. A
pesquisa delimitou os seguintes objetivos específicos: a) identificar se os participantes viveram
situações de agressividade causadas por professores; b) compreender se há relação entre os atos
agressivos, vindo de professores e as mudanças no comportamento e rendimento das crianças; c)
analisar as possíveis razões dos atos agressivos dos professores e se existe algum encaminhamento
para os envolvidos; d) compreender se a formação acadêmica possibilita que os professores saibam
como agir frente a situações problema. A pesquisa foi de abordagem qualitativa e teve como
instrumento de coleta de dados um questionário respondido por nove pessoas (três acadêmicos do
curso de pedagogia, quatro pedagogos e dois conselheiros tutelares) por meio do aplicativo de
WhatsApp. Nas análises e discussões dos dados levantados na pesquisa, percebi que embora existam
produções científicas, ainda persistem, nos contextos escolares, situações hostis e insolúveis no que
se refere aos atos agressivos causados por professores e seus desdobramentos. Conclui-se que os
atos agressivos de docentes em crianças reforçam e intensificam o comportamentos visto como
indesejado pelos professores;a postura do professor influencia e desencadeia o bullying entre os pares;
as razões dos atos agressivos vindos dos professores variam; há ausência de instrução, orientação e
encaminhamentos nestes casos; ocorrem mudanças no comportamento e rendimento escolar dos
alunos; assim como, a constatação de que os professores também podem marcar negativamente seus
alunos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |