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dc.contributor.advisorGiordani, Estela Maris
dc.creatorFuzer, Michelle Thaiane Menegaes
dc.date.accessioned2022-11-16T18:50:55Z
dc.date.available2022-11-16T18:50:55Z
dc.date.issued2021-04-15
dc.date.submitted2021
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26926
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAgressividadepor
dc.subjectRelação professor/alunopor
dc.subjectEducação Infantil e Anos Iniciaispor
dc.titleAtos agressivos de docentes em crianças da Educação Infantil e Anos Iniciaispor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso de Pedagogia Licenciatura Plena Diurnopor
dc.description.resumoO presente estudo problematiza as situações de atos agressivos cometidos por professores nas relações entre professores e alunos na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa delimitou os seguintes objetivos específicos: a) identificar se os participantes viveram situações de agressividade causadas por professores; b) compreender se há relação entre os atos agressivos, vindo de professores e as mudanças no comportamento e rendimento das crianças; c) analisar as possíveis razões dos atos agressivos dos professores e se existe algum encaminhamento para os envolvidos; d) compreender se a formação acadêmica possibilita que os professores saibam como agir frente a situações problema. A pesquisa foi de abordagem qualitativa e teve como instrumento de coleta de dados um questionário respondido por nove pessoas (três acadêmicos do curso de pedagogia, quatro pedagogos e dois conselheiros tutelares) por meio do aplicativo de WhatsApp. Nas análises e discussões dos dados levantados na pesquisa, percebi que embora existam produções científicas, ainda persistem, nos contextos escolares, situações hostis e insolúveis no que se refere aos atos agressivos causados por professores e seus desdobramentos. Conclui-se que os atos agressivos de docentes em crianças reforçam e intensificam o comportamentos visto como indesejado pelos professores;a postura do professor influencia e desencadeia o bullying entre os pares; as razões dos atos agressivos vindos dos professores variam; há ausência de instrução, orientação e encaminhamentos nestes casos; ocorrem mudanças no comportamento e rendimento escolar dos alunos; assim como, a constatação de que os professores também podem marcar negativamente seus alunos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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