Entre o acolhimento e a disciplina: um olhar para as instituições de reeducação de crianças e jovens
Resumo
Ao conceber a educação como uma prática que extrapola a instituição escolar, este
Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo principal compreender as
noções de educação que circulam nas instituições de acolhimento de crianças e
adolescentes. Inicialmente, são feitas problematizações a partir do filme O contador
de histórias, que narra as vivências de um menino em uma instituição
socioeducativa, analisando os estigmas usados para definir os jovens e as
promessas para capturar famílias carentes. Em seguida, são tensionadas as noções
conceituais de pesquisa, a partir de autores como Foucault (2014), Corrêa (2006;
2014), Deligny (2018), Schérer (2009), Zucchetti et. al (2010), identificando e
problematizando os processos disciplinares aos quais crianças e adolescentes são
submetidos em instituições como escolas, prisões e hospitais. Sustentada na
interlocução com esses autores, é analisado o Projeto Político Pedagógico de um
abrigo institucional localizado em um município do interior do Rio Grande do Sul.
Essa análise permite identificar diversos processos desenvolvidos na instituição que
acabam por se opor à ideia de acolhimento e refletem sua intencionalidade de
homogeneização e controle dos sujeitos, com práticas e noções voltadas para sua
inserção no mercado de trabalho. Por fim, tramam-se, ao final da escrita do trabalho,
mobilizações de pensamento, procurando criar possibilidades de relações com as
crianças e jovens inadaptáveis (DELIGNY, 2018), potencializando encontros através
da escuta, do afeto e do cuidado.
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