Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPaixão, Márcia Eliane Leindcker da
dc.creatorSantos, Tayná Soares dos
dc.date.accessioned2022-11-16T18:51:51Z
dc.date.available2022-11-16T18:51:51Z
dc.date.issued2020-01-06
dc.date.submitted2020
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26930
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectFormaçãopor
dc.subjectGêneropor
dc.titleEducação e gênero: da formação à ação pedagógica - rupturas e continuidadespor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso de Pedagogia Licenciatura Plena Diurnopor
dc.description.resumoO presente trabalho contempla a temática Gênero e Educação: a influência dos estudos de gênero presentes no currículo do curso de pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria, no entendimento e práticas pedagógicas das estudantes. A Pesquisa traz como problema, a questão: qual a influência dos estudos de gênero na formação da futura pedagoga/o e os impactos na construção de gênero na educação básica? Com o objetivo de compreender a importância dos estudos de gênero na formação de pedagogas/os que atuarão na Educação Básica, buscou-se durante a elaboração da Pesquisa, conhecer a percepção de gênero de acadêmicas através de um questionário. Diante das contribuições das e dos participantes, articularam-se relações com conceitos de gênero e infância na perspectiva dos Estudos feministas. O trabalho foi sustentado teoricamente por Cláudia P. Vianna, Daniel Finco e Guacira Lopes Louro. O resultado da pesquisa mostrou que é necessária uma formação abrangente no Curso de Pedagogia e que possibilite a revisão de conceitos excludentes presentes na sociedade. A partir desta formação ampla e com enfoque, o cidadão poderá impactar na atuação da futura pedagoga/o no espaço escolar, contribuindo com uma escola que preza pela igualdade entre as pessoas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto