dc.contributor.advisor | Paixão, Márcia Eliane Leindcker da | |
dc.creator | Santos, Tayná Soares dos | |
dc.date.accessioned | 2022-11-16T18:51:51Z | |
dc.date.available | 2022-11-16T18:51:51Z | |
dc.date.issued | 2020-01-06 | |
dc.date.submitted | 2020 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26930 | |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Formação | por |
dc.subject | Gênero | por |
dc.title | Educação e gênero: da formação à ação pedagógica - rupturas e continuidades | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Diurno | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho contempla a temática Gênero e Educação: a influência dos
estudos de gênero presentes no currículo do curso de pedagogia da Universidade
Federal de Santa Maria, no entendimento e práticas pedagógicas das estudantes. A
Pesquisa traz como problema, a questão: qual a influência dos estudos de gênero na
formação da futura pedagoga/o e os impactos na construção de gênero na educação
básica? Com o objetivo de compreender a importância dos estudos de gênero na
formação de pedagogas/os que atuarão na Educação Básica, buscou-se durante a
elaboração da Pesquisa, conhecer a percepção de gênero de acadêmicas através de
um questionário. Diante das contribuições das e dos participantes, articularam-se
relações com conceitos de gênero e infância na perspectiva dos Estudos feministas.
O trabalho foi sustentado teoricamente por Cláudia P. Vianna, Daniel Finco e Guacira
Lopes Louro. O resultado da pesquisa mostrou que é necessária uma formação
abrangente no Curso de Pedagogia e que possibilite a revisão de conceitos
excludentes presentes na sociedade. A partir desta formação ampla e com enfoque,
o cidadão poderá impactar na atuação da futura pedagoga/o no espaço escolar,
contribuindo com uma escola que preza pela igualdade entre as pessoas. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |