Estado do conhecimento acerca da interação social e resolução de conflitos na infância em escola de turno integral
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Data
2021-06-15Autor
Rutsatz, Luiza Marciéli Puntel
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Esta pesquisa se constitui como um trabalho de conclusão de curso, para obtenção
do título de licenciada em Pedagogia Diurno, da Universidade Federal de Santa Maria.
A partir do estudo do conhecimento a respeito da interação social e resoluçãode
conflitos na infância, em escola de turno integral, o projeto objetivou analisar as
produções científicas referentes à temática, a fim de responder à problemática: quais
são as produções científicas sobre a interação social e resolução de conflitos na
infância, em escola de turno integral, no Brasil?, cujos objetivos específicos são:
realizar um estudo do conhecimento nos periódicos da BDTD sobre a interação social
e resolução de conflitos na infância; pesquisar, analisar e refletir sobre as produções
acadêmicas mais relevantes da BDTD, a partir dos descritores do tema em estudo. A
plataforma de pesquisa utilizada foi a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações
(BDTD) do IBICT, com os descritores: Interação social; Turno Integral; e Resolução
de Conflitos na infância. O período foi delimitado para os últimos cinco anos (de 2014
até 2019). Como resultado, encontrou-se um total de 10 pesquisas,as quais se
adequaram à temática estudada e foram analisadas quanti e qualitativamente. A
fundamentação teórica está atrelada aos preceitos da psicologia de Vygotsky (1991),
que considera o indivíduo como sujeito interativo; Corsaro (2011) com relação à
cultura de pares; e Paulo Freire (1967), com o conceito de relações dialéticas. Com
isso, conclui-se, que a política brasileira educacional precisa investir na formação de
professores e gestores, buscar melhor atender às necessidades das crianças,
oportunizar as interações e ter um olhar atento às resoluções de conflitos.
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