dc.contributor.advisor | Bathelt, Regina Ehlers | |
dc.creator | Silva, Henrique Fernandes da | |
dc.date.accessioned | 2022-11-16T18:54:33Z | |
dc.date.available | 2022-11-16T18:54:33Z | |
dc.date.issued | 2021-05-12 | |
dc.date.submitted | 2021 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26935 | |
dc.description.abstract | In this study I approach the communication process while happening in the classroom and, to that, I took as the
theoretical foundation the set of notions of the Model of the Semantic Fields (MSF), elaborated by Romulo
Campos Lins (1999; 2012). Through an empirical writing exercise, with sights to the production of a fictional
literature, I seek to create a set of stories — six — de sala de aula. Those stories occur in different interaction
scenarios that emerge in the dialogue from learning situations that occur in the school 's everyday. Through this, I
seek to offer evidence to the reader of the dramatic understanding struggle that hangs in the dialogical relations
between teacher-student in the classrooms interiors in the learning process of a certain topic. With that, I intend
to answer the question about the understanding on the classroom not as a “flaw”, but, in the terms of the MSF, as
“difference”. Anthill, pasta, grass, a quarter, one sixth, what meaning do these words assume in a given context?
Can a previous experience change the meaning a word can have? How does the difference emerge in dialogue?
Lastly, I conclude for the didactic-pedagogical importance that, on paper and in service, a important pedagogical
principle appears — to carefully observe what is happening in the communication process in the classroom,
while it happens. “Communication process”, here, is understood by the terms of the communication notion
proposed by Lins (2012). | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Modelo dos Campos Semânticos (MCS) | por |
dc.subject | Materiais didáticos | por |
dc.subject | Ensino e Aprendizagem | por |
dc.subject | Estórias | por |
dc.subject | Diferença | por |
dc.subject | Ficção | por |
dc.subject | Literatura Didática | por |
dc.subject | Formação de Professores | por |
dc.title | A Signinho vai à Escola: Uma contribuição à Educação Matemática de Pedagogos em formação | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Diurno | por |
dc.description.resumo | Neste Trabalho abordo sobre o processo de comunicação acontecendo em sala de aula e, para tanto, tomo por
fundamentação teórica o conjunto das noções do Modelo dos Campos Semânticos (MCS), elaborado por Romulo
Campos Lins (1999; 2012). Através de um exercício empírico de escrita, com vistas a produção de uma literatura
ficcional, busco criar um conjunto de estórias — seis — de sala de aula. Estas estórias acontecem em diferentes
cenários de interação que emergem no diálogo a partir de situações de aprendizagem que se sucedem no dia a dia
escolar. Através deste conjunto, procuro oferecer ao leitor evidências da dramática luta pelo entendimento que se
trava nas relações dialógicas entre professor-estudante no interior das salas de aula, no processo de aprendizagem
sobre determinado tema. Com isto, intenciono responder à questão do entendimento em sala de aula não como
“falha”, mas, de acordo com o MCS, como “diferença”. Formigueiro, massa, grama, um quarto, um sexto, preço
posto, que significados essas palavras assumem em dados contextos? Uma experiência prévia pode mudar a
significação que uma palavra pode ter? Como a diferença emerge no diálogo? Por fim, concluo pela importância
didático-pedagógica de que, no papel e exercício profissional, na função de pedagogos, como professores em
sala de aula, um importante princípio pedagógico surge: — o de observarmos com atenção o que está
acontecendo no processo de comunicação em sala de aula, enquanto ele acontece. “Processo de comunicação”,
aqui, é entendido nos termos da noção de comunicação proposta por Lins (2012). | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |