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dc.contributor.advisorBathelt, Regina Ehlers
dc.creatorSilva, Henrique Fernandes da
dc.date.accessioned2022-11-16T18:54:33Z
dc.date.available2022-11-16T18:54:33Z
dc.date.issued2021-05-12
dc.date.submitted2021
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26935
dc.description.abstractIn this study I approach the communication process while happening in the classroom and, to that, I took as the theoretical foundation the set of notions of the Model of the Semantic Fields (MSF), elaborated by Romulo Campos Lins (1999; 2012). Through an empirical writing exercise, with sights to the production of a fictional literature, I seek to create a set of stories — six — de sala de aula. Those stories occur in different interaction scenarios that emerge in the dialogue from learning situations that occur in the school 's everyday. Through this, I seek to offer evidence to the reader of the dramatic understanding struggle that hangs in the dialogical relations between teacher-student in the classrooms interiors in the learning process of a certain topic. With that, I intend to answer the question about the understanding on the classroom not as a “flaw”, but, in the terms of the MSF, as “difference”. Anthill, pasta, grass, a quarter, one sixth, what meaning do these words assume in a given context? Can a previous experience change the meaning a word can have? How does the difference emerge in dialogue? Lastly, I conclude for the didactic-pedagogical importance that, on paper and in service, a important pedagogical principle appears — to carefully observe what is happening in the communication process in the classroom, while it happens. “Communication process”, here, is understood by the terms of the communication notion proposed by Lins (2012).eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectModelo dos Campos Semânticos (MCS)por
dc.subjectMateriais didáticospor
dc.subjectEnsino e Aprendizagempor
dc.subjectEstóriaspor
dc.subjectDiferençapor
dc.subjectFicçãopor
dc.subjectLiteratura Didáticapor
dc.subjectFormação de Professorespor
dc.titleA Signinho vai à Escola: Uma contribuição à Educação Matemática de Pedagogos em formaçãopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso de Pedagogia Licenciatura Plena Diurnopor
dc.description.resumoNeste Trabalho abordo sobre o processo de comunicação acontecendo em sala de aula e, para tanto, tomo por fundamentação teórica o conjunto das noções do Modelo dos Campos Semânticos (MCS), elaborado por Romulo Campos Lins (1999; 2012). Através de um exercício empírico de escrita, com vistas a produção de uma literatura ficcional, busco criar um conjunto de estórias — seis — de sala de aula. Estas estórias acontecem em diferentes cenários de interação que emergem no diálogo a partir de situações de aprendizagem que se sucedem no dia a dia escolar. Através deste conjunto, procuro oferecer ao leitor evidências da dramática luta pelo entendimento que se trava nas relações dialógicas entre professor-estudante no interior das salas de aula, no processo de aprendizagem sobre determinado tema. Com isto, intenciono responder à questão do entendimento em sala de aula não como “falha”, mas, de acordo com o MCS, como “diferença”. Formigueiro, massa, grama, um quarto, um sexto, preço posto, que significados essas palavras assumem em dados contextos? Uma experiência prévia pode mudar a significação que uma palavra pode ter? Como a diferença emerge no diálogo? Por fim, concluo pela importância didático-pedagógica de que, no papel e exercício profissional, na função de pedagogos, como professores em sala de aula, um importante princípio pedagógico surge: — o de observarmos com atenção o que está acontecendo no processo de comunicação em sala de aula, enquanto ele acontece. “Processo de comunicação”, aqui, é entendido nos termos da noção de comunicação proposta por Lins (2012).por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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