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dc.contributor.advisorStefanello, Valdir Vicente Lago
dc.creatorMizdal, Debora Boelter
dc.date.accessioned2022-11-16T18:54:39Z
dc.date.available2022-11-16T18:54:39Z
dc.date.issued2021-08-18
dc.date.submitted2021
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26936
dc.description.abstractThe construction of this activity resulted from an extensive bibliographical research and a set of pedagogical scenarios, among which I highlight the contents learnt during my academic training process, the experiences lived as an intern teacher, - opportunity which offered me contact with the pedagogical demands applied in the environments of elementary school and early grades - and, especially, the field research performed along two teachers, whose collected data allowed a comprehensive analysis of the theme. The research problem was stated as "What factors contribute for educators, in the practice of teaching, to exercise their authority in the perspective of offering the sine qua non 1 conditions for the student to be the protagonist of his process of human promotion?" Nominated factors: life experiences; experiences in teaching; and academic training processes. The qualitative research allowed the analysis of data collected from the performance of two professors regarding the exercise of their authority. These factors proved to be fundamental to the exercise of teaching authority in a pedagogical perspective. In addition, is emphasized that the exercise of teaching authority has its pedagogical primacy. In order to the student advance in the search of his human promotion and, therefore, reach the prominence of his history, the teachers who are part of their journey are required to exercise their teaching authority necessarily in a pedagogical way, which provides the essential conditions to meet/achieve the educational purposes from the perspective of the human promotion.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAutoridade pedagógicapor
dc.subjectProfessorpor
dc.subjectAlunopor
dc.subjectDemocraciapor
dc.subjectLiberdadepor
dc.title"O exercício da autoridade na docência em ambiente de aprendizagem no âmbito da educação na infânciapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso de Pedagogia Licenciatura Plena Diurnopor
dc.description.resumoA construção desta atividade resultou de uma ampla pesquisa bibliográfica e de um conjunto de cenários pedagógicos, dentre os quais, destaco, os conteúdos apropriados em processo de minha formação acadêmica, as experiências vivenciadas na condição de professora estagiária, - ocasião em que a oportunidade me ofereceu contato com as demandas pedagógicas nos ambientes da educação infantil e séries iniciais – e, sobretudo, a pesquisa de campo realizada com duas professoras, cujos dados coletados permitiram uma ampla análise do tema pautado. O problema da pesquisa ficou assim enunciado: “Que fatores contribuem para que educadores(as), no exercício da docência, exerçam sua autoridade, na perspectiva de oferecer as condições sine qua non de o aluno ser protagonista de seu processo de promoção humana?” Fatores nominados: experiências de vida; experiências na docência; e processos de formação acadêmica. A pesquisa do tipo qualitativa, permitiu a análise de dados coletados da atuação de duas docentes, no tocante ao exercício de sua autoridade. Estes fatores se revelaram fundamentais ao exercício da autoridade docente na perspectiva pedagógica. Reitera-se assim que, o exercício da autoridade docente, tem seu primado pedagógico. Para que o aluno avance seu caminho em busca de sua promoção humana e, portanto, ganhe o protagonismo de sua história, impõem-se aos professores que fazem parte de sua caminhada, a exigência do exercício de sua autoridade docente necessariamente de forma pedagógica, a qual proporciona as condições essenciais para que os propósitos da educação sejam alcançados, na perspectiva da promoção humana.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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