dc.contributor.advisor | Stefanello, Valdir Vicente Lago | |
dc.creator | Mizdal, Debora Boelter | |
dc.date.accessioned | 2022-11-16T18:54:39Z | |
dc.date.available | 2022-11-16T18:54:39Z | |
dc.date.issued | 2021-08-18 | |
dc.date.submitted | 2021 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26936 | |
dc.description.abstract | The construction of this activity resulted from an extensive bibliographical research and a set
of pedagogical scenarios, among which I highlight the contents learnt during my academic
training process, the experiences lived as an intern teacher, - opportunity which offered me
contact with the pedagogical demands applied in the environments of elementary school and
early grades - and, especially, the field research performed along two teachers, whose collected
data allowed a comprehensive analysis of the theme. The research problem was stated as "What
factors contribute for educators, in the practice of teaching, to exercise their authority in the
perspective of offering the sine qua non 1
conditions for the student to be the protagonist of his
process of human promotion?" Nominated factors: life experiences; experiences in teaching;
and academic training processes. The qualitative research allowed the analysis of data collected
from the performance of two professors regarding the exercise of their authority. These factors
proved to be fundamental to the exercise of teaching authority in a pedagogical perspective. In
addition, is emphasized that the exercise of teaching authority has its pedagogical primacy. In
order to the student advance in the search of his human promotion and, therefore, reach the
prominence of his history, the teachers who are part of their journey are required to exercise
their teaching authority necessarily in a pedagogical way, which provides the essential
conditions to meet/achieve the educational purposes from the perspective of the human
promotion. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Autoridade pedagógica | por |
dc.subject | Professor | por |
dc.subject | Aluno | por |
dc.subject | Democracia | por |
dc.subject | Liberdade | por |
dc.title | "O exercício da autoridade na docência em ambiente de aprendizagem no âmbito da educação na infância | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Diurno | por |
dc.description.resumo | A construção desta atividade resultou de uma ampla pesquisa bibliográfica e de um conjunto
de cenários pedagógicos, dentre os quais, destaco, os conteúdos apropriados em processo de
minha formação acadêmica, as experiências vivenciadas na condição de professora estagiária,
- ocasião em que a oportunidade me ofereceu contato com as demandas pedagógicas nos
ambientes da educação infantil e séries iniciais – e, sobretudo, a pesquisa de campo realizada
com duas professoras, cujos dados coletados permitiram uma ampla análise do tema pautado.
O problema da pesquisa ficou assim enunciado: “Que fatores contribuem para que
educadores(as), no exercício da docência, exerçam sua autoridade, na perspectiva de oferecer
as condições sine qua non de o aluno ser protagonista de seu processo de promoção humana?”
Fatores nominados: experiências de vida; experiências na docência; e processos de formação
acadêmica. A pesquisa do tipo qualitativa, permitiu a análise de dados coletados da atuação de
duas docentes, no tocante ao exercício de sua autoridade. Estes fatores se revelaram
fundamentais ao exercício da autoridade docente na perspectiva pedagógica. Reitera-se assim
que, o exercício da autoridade docente, tem seu primado pedagógico. Para que o aluno avance
seu caminho em busca de sua promoção humana e, portanto, ganhe o protagonismo de sua
história, impõem-se aos professores que fazem parte de sua caminhada, a exigência do exercício
de sua autoridade docente necessariamente de forma pedagógica, a qual proporciona as
condições essenciais para que os propósitos da educação sejam alcançados, na perspectiva da
promoção humana. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |