Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFreitas, Deisi Sangoi de
dc.creatorCarvalho, Gabrieli
dc.date.accessioned2022-11-21T13:49:51Z
dc.date.available2022-11-21T13:49:51Z
dc.date.issued2018-12-06
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27011
dc.description.abstractThroughout the years the topic of sexuality in school was seen as a taboo, especially in the early years. Talking about sexuality with children is always very complicated, since the theme encompasses issues that go beyond classroom content, such as political, social and religious issues, and because of this complexity, the issue is often overlooked. This work is a study carried out from the reading of documents that serve as teaching guidelines and that deal with the subject, where it was observed what these documents and files say about the teaching of sexuality in the initial years. The analyzed documents were the Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) and the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) what was been observed in the making of public policies over the years related to the sexual education was the reduction, or ever omission, of the subject in official documents.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectOrientação sexualpor
dc.subjectBNCCpor
dc.subjectPCNpor
dc.subjectDocumentospor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectSexualidadepor
dc.subjectPolíticas Públicaspor
dc.titleSexualidade nos anos iniciais nas Políticas Públicas Educacionaispor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso de Pedagogia Licenciatura Plena Diurnopor
dc.description.resumoDurante muitos anos a temática da sexualidade na escola foi visto como um tabu, principalmente nos anos iniciais. Trabalhar sexualidade com crianças é algo sempre muito complicado, pois a temática engloba questões que vão muito além do conteúdo em sala de aula, como questões políticas, sociais e religiosas e em função dessa complexidade muitas vezes a abordagem dessa temática é deixada de lado. O seguinte trabalho é um estudo realizado a partir da leitura de documentos que servem como diretrizes de ensino e que tratam da temática, onde foi observado o que dizem esses documentos e arquivos sobre o ensino de sexualidade nos anos iniciais. Os documentos analisados foram os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o que se observou com o passar dos anos na elaboração das políticas públicas relacionadas ao ensino de sexualidade foi a redução e o desaparecimento mesmo da temática nos documentos oficiais.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto