dc.contributor.advisor | Freitas, Deisi Sangoi de | |
dc.creator | Carvalho, Gabrieli | |
dc.date.accessioned | 2022-11-21T13:49:51Z | |
dc.date.available | 2022-11-21T13:49:51Z | |
dc.date.issued | 2018-12-06 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27011 | |
dc.description.abstract | Throughout the years the topic of sexuality in school was seen as a taboo, especially
in the early years. Talking about sexuality with children is always very complicated,
since the theme encompasses issues that go beyond classroom content, such as
political, social and religious issues, and because of this complexity, the issue is
often overlooked. This work is a study carried out from the reading of documents that
serve as teaching guidelines and that deal with the subject, where it was observed
what these documents and files say about the teaching of sexuality in the initial
years. The analyzed documents were the Parâmetros Curriculares Nacionais
(PCNs) and the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) what was been observed
in the making of public policies over the years related to the sexual education was
the reduction, or ever omission, of the subject in official documents. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Orientação sexual | por |
dc.subject | BNCC | por |
dc.subject | PCN | por |
dc.subject | Documentos | por |
dc.subject | Gênero | por |
dc.subject | Sexualidade | por |
dc.subject | Políticas Públicas | por |
dc.title | Sexualidade nos anos iniciais nas Políticas Públicas Educacionais | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Diurno | por |
dc.description.resumo | Durante muitos anos a temática da sexualidade na escola foi visto como um tabu,
principalmente nos anos iniciais. Trabalhar sexualidade com crianças é algo sempre
muito complicado, pois a temática engloba questões que vão muito além do
conteúdo em sala de aula, como questões políticas, sociais e religiosas e em função
dessa complexidade muitas vezes a abordagem dessa temática é deixada de lado.
O seguinte trabalho é um estudo realizado a partir da leitura de documentos que
servem como diretrizes de ensino e que tratam da temática, onde foi observado o
que dizem esses documentos e arquivos sobre o ensino de sexualidade nos anos
iniciais. Os documentos analisados foram os Parâmetros Curriculares Nacionais
(PCNs) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o que se observou com o
passar dos anos na elaboração das políticas públicas relacionadas ao ensino de
sexualidade foi a redução e o desaparecimento mesmo da temática nos documentos
oficiais. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |