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dc.contributor.advisorGama, Maria Eliza Rosa
dc.creatorBueno, Eliane Couto
dc.date.accessioned2022-11-21T13:54:12Z
dc.date.available2022-11-21T13:54:12Z
dc.date.issued2018-12-19
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27015
dc.description.abstractThe Socio-Educational Assistance Centers (CASE) are aimed at accommodating underage adolescents who have committed an infraction before society, in which way these adolescents are collected for a certain time, being in a private jail space, this space is known as the Socio-educational assistance, its duties provided by laws is to offer pedagogical proposals aimed at the resocialization of the adolescent as well as a pedagogical environment that differentiates it from prison space, giving adolescents the conditions to continue their studies. Therefore, the general objective of this research is to understand the educational spaces for the care of adolescents who committed acts of inflation. Thus, I have tried to organize a set of three research questions, namely: In what ways do productions in the area characterize socio-educational spaces as schools for people in deprivation of liberty? What's the look on these teens? What approximations can be established between the signals of the theoretical field and the pedagogical practices carried out in schools contexts for people in deprivation of liberty. In this text we address the results constructed in response to the questions. For this I carried out a qualitative bibliographical research, in academic-scientific articles identified in the banks of Scielo, Google academic and annals of the National Association of Graduate and Research in Education (ANPED). In the search, 20 articles were identified, being only 8 pertinent to the research questions. The analysis allows us to affirm that research focused on understanding the role of schools in these contexts, conceptions that guide educational practices, how opportunities for students are guaranteed, the challenges of inclusion, avoidance and abandonment in these schools, the education attributed by students in deprivation of liberty, contributions of school experience in the re-socialization of students, the process of construction of the Political-Pedagogical Project, practices of principals, and characterize the school trajectory of students before deprivation.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCriança e adolescentespor
dc.subjectAtendimento Socioeducativopor
dc.titleO atendimento escolar dos adolescentes em espaço socioeducativo: uma revisão bibliográficapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso de Pedagogia Licenciatura Plena Diurnopor
dc.description.resumoOs Centros de Atendimento Socioeducativo (CASE), visam acolher adolescentes menores de idade que cometeram algum ato infracional perante a sociedade, desta forma esses adolescentes são recolhidos por um determinado tempo, sendo em um espaço de cárcere privado, este espaço é conhecido como Centro de Atendimento socioeducativo, seus deveres previstos por leis é de ofertar propostas pedagógicas que visem a ressocialização do adolescente bem como um ambiente pedagógico que o diferencia de espaço prisional, dando aos adolescentes condições de continuar os estudos. Diante disso, o objetivo geral desta pesquisa é compreender os espaços educativos de atendimento de adolescentes que cometeram atos inflacionários. Assim, busquei organizar um conjunto de três questões de pesquisa, são elas: De que formas as produções da área caracterizam os espaços socioeducativos como escolas para pessoas em privação de liberdade? Qual o olhar sobre estes adolescentes? Que aproximações podem ser estabelecidas entre as sinalizações do campo teórico com as práticas pedagógicas realizadas em contextos de escolas para pessoas em privação de liberdade. Neste texto abordamos os resultados construídos em resposta às questões. Para isso realizei uma pesquisa qualitativa bibliográfica, em artigos acadêmico-científicos identificados nos bancos do Scielo, Google acadêmico e anais da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Na busca identificou-se 20 artigos, sendo apenas 8 pertinentes às questões da pesquisa. A análise nos permite afirmar que as pesquisas centraram-se no entendimento do papel das escolas nestes contextos, as concepções que orientam as práticas educacionais, como as oportunidades aos alunos são garantidas, os desafios da inclusão, evasão e abandono nessas escolas, os sentidos à educação atribuídos pelos alunos em privação de liberdade, contribuições da experiência escolar na ressocialização dos alunos, o processo de construção do Projeto Político-Pedagógico, práticas de diretores, e caracterizar a trajetória escolar dos alunos antes da privaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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