Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGallina, Simone Freitas da Silva
dc.creatorWeschenfelder, Jackson Jardel Fagundes
dc.date.accessioned2022-11-21T13:54:25Z
dc.date.available2022-11-21T13:54:25Z
dc.date.issued2021-08-13
dc.date.submitted2021
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27016
dc.description.abstractThe writing of this study is part of the curriculum requirements for completing the Pedagogy course. We sought to problematize how the pedagogical practice can articulate the time-spaces of childhood. The general objective is based on the need to understand how pedagogy, through contra-normative educational practices, can be an anti-racist educational practice. The specific objectives are related to the importance of understanding the relationship between gay and diffuse education and anti-racist pedagogical activity; articulate the time-spaces of childhoods with the practical assumptions of diffuse education. The research path mobilizes the (re)thinking of pedagogical practice with children in defense of autonomy, the right to experience time and their experiences in the most varied spaces. In this sense, the qualitative approach of the concepts of childhood, childhood time and child become fundamental dimensions in the research for us to realize the powerful educational practice, the dialogue with thinkers Salva (2016); Guarienti (2018, 2019, 2020, 2021) Gallo & Limongelli (2020) allows us to glimpse this possibility. Finally, in the intertwining of research questions with the life experiences that I experience in pedagogy, I think that gay and diffuse education is a practice in which pedagogical actions have meaning for children in educational interactions that transcend the classroom. I believe that pedagogical practice requires falling in love with life and the details that inhabit it through connections with the discoveries and experiences of children in the midst of their existential circumstances. Keywords: Childhood. Kids. Diffuse Education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectInfânciapor
dc.subjectCriançaspor
dc.subjectEducação Gaia e Difusapor
dc.subjectPrática Pedagógicapor
dc.titlePor uma prática pedagógica que articule os tempos-espaços das crianças para além dos muros da escolapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso de Pedagogia Licenciatura Plena Diurnopor
dc.description.resumoA escrita desse estudo se inscreve nas exigências curriculares de conclusão do curso de Pedagogia. Buscou-se problematizar como a prática pedagógica pode articular os tempos-espaços da infância. O objetivo geral parte da necessidade de compreender como a pedagogia, mediante práticas educativas contranormativas, pode ser uma prática educativa antirracista. Os objetivos específicos dizem da importância de compreender a relação da educação gaia e difusa com a atividade pedagógica antiracista; articular os tempos-espaços das infâncias com os pressupostos práticos da educação difusa. O percurso da pesquisa mobiliza o (re)pensar da prática pedagógica com crianças em defesa da autonomia, direito ao tempo das experiências e suas vivências nos mais variados espaços. Nesse sentido, a abordagem qualitativa dos conceitos de infância, tempo da infância e criança tornam-se na pesquisa dimensões fundamentais para percebermos a prática educativa potente, o diálogo com as defensoras e defensores da infância e suas corporeidades Salva (2016); Guarienti (2018, 2019, 2020, 2021) Gallo & Limongelli (2020) nos permite vislumbrar essa possibilidade. Enfim, no entrelaçamento das questões de pesquisa com as experimentações de vida que vivencio na pedagogia, penso que a educação gaia e difusa é uma prática à qual as ações pedagógicas têm sentidos para as crianças em interações educativas que transcendem a sala de aula. Considero que a prática pedagógica exige apaixonar-se pela vida e os detalhes que a habitam mediante as conexões com as descobertas e vivências das crianças em meio às suas circunstâncias existenciais.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto