dc.contributor.advisor | Gallina, Simone Freitas da Silva | |
dc.creator | Weschenfelder, Jackson Jardel Fagundes | |
dc.date.accessioned | 2022-11-21T13:54:25Z | |
dc.date.available | 2022-11-21T13:54:25Z | |
dc.date.issued | 2021-08-13 | |
dc.date.submitted | 2021 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27016 | |
dc.description.abstract | The writing of this study is part of the curriculum requirements for completing the Pedagogy
course. We sought to problematize how the pedagogical practice can articulate the
time-spaces of childhood. The general objective is based on the need to understand how
pedagogy, through contra-normative educational practices, can be an anti-racist
educational practice. The specific objectives are related to the importance of understanding
the relationship between gay and diffuse education and anti-racist pedagogical activity;
articulate the time-spaces of childhoods with the practical assumptions of diffuse education.
The research path mobilizes the (re)thinking of pedagogical practice with children in
defense of autonomy, the right to experience time and their experiences in the most varied
spaces. In this sense, the qualitative approach of the concepts of childhood, childhood time
and child become fundamental dimensions in the research for us to realize the powerful
educational practice, the dialogue with thinkers Salva (2016); Guarienti (2018, 2019, 2020,
2021) Gallo & Limongelli (2020) allows us to glimpse this possibility. Finally, in the
intertwining of research questions with the life experiences that I experience in pedagogy, I
think that gay and diffuse education is a practice in which pedagogical actions have
meaning for children in educational interactions that transcend the classroom. I believe that
pedagogical practice requires falling in love with life and the details that inhabit it through
connections with the discoveries and experiences of children in the midst of their existential
circumstances.
Keywords: Childhood. Kids. Diffuse Education. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Infância | por |
dc.subject | Crianças | por |
dc.subject | Educação Gaia e Difusa | por |
dc.subject | Prática Pedagógica | por |
dc.title | Por uma prática pedagógica que articule os tempos-espaços das crianças para além dos muros da escola | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Diurno | por |
dc.description.resumo | A escrita desse estudo se inscreve nas exigências curriculares de conclusão do curso de
Pedagogia. Buscou-se problematizar como a prática pedagógica pode articular os
tempos-espaços da infância. O objetivo geral parte da necessidade de compreender como
a pedagogia, mediante práticas educativas contranormativas, pode ser uma prática
educativa antirracista. Os objetivos específicos dizem da importância de compreender a
relação da educação gaia e difusa com a atividade pedagógica antiracista; articular os
tempos-espaços das infâncias com os pressupostos práticos da educação difusa. O
percurso da pesquisa mobiliza o (re)pensar da prática pedagógica com crianças em defesa
da autonomia, direito ao tempo das experiências e suas vivências nos mais variados
espaços. Nesse sentido, a abordagem qualitativa dos conceitos de infância, tempo da
infância e criança tornam-se na pesquisa dimensões fundamentais para percebermos a
prática educativa potente, o diálogo com as defensoras e defensores da infância e suas
corporeidades Salva (2016); Guarienti (2018, 2019, 2020, 2021) Gallo & Limongelli (2020)
nos permite vislumbrar essa possibilidade. Enfim, no entrelaçamento das questões de
pesquisa com as experimentações de vida que vivencio na pedagogia, penso que a
educação gaia e difusa é uma prática à qual as ações pedagógicas têm sentidos para as
crianças em interações educativas que transcendem a sala de aula. Considero que a
prática pedagógica exige apaixonar-se pela vida e os detalhes que a habitam mediante as
conexões com as descobertas e vivências das crianças em meio às suas circunstâncias
existenciais. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |