Acesso de crianças/adolescentes com necessidades especiais na perspectiva dos profissionais de saúde e educação
Resumo
Objetivou-se conhecer o acesso de crianças e adolescentes com necessidades especiais de
saúde na perspectiva dos profissionais de saúde e educação de uma Associação de Pais e
Amigos dos Excepcionais - APAE. Trata-se de uma pesquisa de campo, com abordagem
qualitativa, descritiva e exploratória que utilizou como técnica de coleta de dados, a
entrevista semiestruturada e a representação por meio da nuvem de palavras. Os
participantes do estudo foram 11 profissionais que atuam na clínica e na escola da
instituição supracitada. Os resultados evidenciaram a dificuldades do acesso das crianças
e adolescentes aos serviços de saúde, além da necessidade de socializar, interagir, formar
vínculos junto com a comunidade. Os profissionais enalteceram a respeito do trabalho
desenvolvido com as crianças e adolescentes, sobre o processo de atenção e o vínculo
com as famílias cuidadoras, destacando a APAE como a principal rede de apoio
institucional e social. Ademais, entre as estratégias utilizadas pelos profissionais destaca se o cuidado, o lúdico e a diversidade de atividades que as crianças e adolescentes tenham
condições de participar. Conclui-se que a APAE é o principal serviço de saúde acessado
por essas crianças e adolescentes. E que se fez necessário compreender a importância das
redes de apoio para a população que vive com necessidades especiais de saúde, assim
como para seus familiares e/ou cuidadores.
Coleções
- TCC Enfermagem - PM [90]
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