Perfil de pessoas diagnosticadas com displasia do desenvolvimento do quadril quando crianças: (in)visibilidade do cuidado de enfermagem
Abstract
Objetivo: Analisar o perfil de pessoas que foram diagnosticadas com Displasia do
Desenvolvimento do Quadril quando crianças e a (in)visibilidade do cuidado de enfermagem.
Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo-exploratório de caráter quantitativo e
qualitativo. Os participantes do estudo foram adultos ou familiares cuidadores de crianças que
tiveram o diagnóstico de DDQ ainda na infância. As coletas de dados foram realizadas a partir
das informações fornecidas em formulário online através do Google Docs. Os participantes do
estudo foram membros do grupo Displasia do Quadril (Subluxação-Luxação), que está
vinculada a uma rede social (Facebook) e possui 3445 membros. A análise quantitativa dos
dados seguiu os passos da análise estatística descritiva simples e os dados qualitativos seguiram
a análise de conteúdo de Bardin e agrupados em temas que emergiram apresentados como
nuvens de palavras. Resultados: Foram analisados 63 questionários de participantes do estudo
que tiveram o diagnóstico de displasia do desenvolvimento do quadril ainda quando criança.
Deste total, ao analisar o perfil dos partícipes do estudo, identificou-se que eram em sua maioria
do sexo feminino, de cor da pele branca, com descendência europeia e que não possuíam
histórico familiar para DDQ. Foi possível identificar nas respostas sobre o cuidado de
enfermagem, a (in)visibilidade que a enfermagem tem diante do cuidado, visto que muitos
participantes destacaram que não é pertinente à enfermagem esse cuidado. Conclusão: Este
estudo fomenta contribuições importantes para a enfermagem, tendo em vista a (in)visibilidade
do cuidado de enfermagem para estas crianças e famílias, e a escassez de referências e
informações sobre a DDQ para a aplicação da Sistematização da Assistência de Enfermagem a
esta população.
Collections
- TCC Enfermagem - PM [67]
The following license files are associated with this item: