dc.creator | Sena, Cintia Luziane Santos | |
dc.date.accessioned | 2022-11-22T21:20:49Z | |
dc.date.available | 2022-11-22T21:20:49Z | |
dc.date.issued | 2022-07-25 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27062 | |
dc.description.abstract | The term autism conceptualizes childhood neurodevelopmental disorders that manifest
themselves through deficits in the areas of language, social interaction and behavior. Often,
characteristics such as speech delay, communication deficit, difficulty socializing, behavioral
rigidity, low frustration tolerance, and low resilience to routine changes transform the autistic
environment into a place that requires daily changes to facilitate the adaptation of this individual
in society. In 2020, the world was faced with the new coronavirus pandemic. Suddenly, new
rules and routines were imposed by government representatives, aiming to reduce the spread of
this disease. In the world, a scenario with sudden deaths, personal suffering, social isolation,
suspension of activities defined as non-essential, financial loss, and collective emotional
instability became commonplace. For the autistic individual, who already needed daily
adaptations in pre-pandemic times, this context generated a profound negative impact on his
daily activities. In this scenario, family members and health professionals were driven to seek
new adaptive strategies to help the autistic individual to overcome the demands arising from
the pandemic of COVID-19. The present study aimed to review in the scientific literature the
strategies that emerged to facilitate the adaptation of the individual with autistic spectrum
disorder to the SARS-CoV-2 pandemic scenario. The search occurred in the SCOPUS AND
PUBMED databases, with the keywords "Strategies", "ASD", "Autism", "COVID-19
Pandemic". Providing accurate and succinct information about the pandemic to autistic people,
reorganizing their new routines, redirecting increased free time, adapting the home for
educational/ physical/ leisure activities, providing therapeutic support for autistic people and
family members were some strategies described as facilitators of the pandemic acceptance
process by the autistic person. Continuous reflections on autism and its adaptive needs should
be addressed in pandemic and non-pandemic periods in search of an inclusive and dignified life
for all individuals immersed in the autistic environment. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Estratégias | por |
dc.subject | TEA | por |
dc.subject | Autismo | por |
dc.subject | Pandemia do COVID-19 | por |
dc.subject | Strategies | eng |
dc.subject | ASD | por |
dc.subject | Autistic | por |
dc.subject | COVID-19 pandemic | eng |
dc.title | Estratégias para adaptação do ambiente autista durante pandemia covid-19: uma revisão integrativa da literatura | por |
dc.title.alternative | Strategies for adaptation to the autistic environment during the covid-19 pandemic: an integrative literature review | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | O termo autismo conceitua os transtornos do neurodesenvolvimento infantil que se manifestam
através de déficits nas áreas da linguagem, da interação social e do comportamento.
Frequentemente, características como atraso de fala, déficit na comunicação, dificuldade para
conviver socialmente, rigidez comportamental, baixa tolerância a frustração e baixa resiliência
diante de mudanças de rotina transformam o ambiente autista em um lugar que exige mudanças
diárias que facilitem a adaptação desse indivíduo na sociedade. Em 2020, o mundo se deparou
com a pandemia do novo coronavírus. Subitamente, novas regras e rotinas foram impostas por
representantes governamentais, objetivando reduzir a disseminação dessa doença. No mundo,
tornou-se comum um cenário com mortes súbitas, sofrimento pessoal, isolamento social,
suspensão de atividades definidas como não essenciais, prejuízo financeiro e instabilidade
emocional coletiva. Para o indivíduo autista, que já precisava de adaptações diárias em tempos
pré-pandêmicos, esse contexto gerou profundo impacto negativo em suas atividades diárias.
Nesse cenário, familiares e profissionais de saúde foram impelidos a buscar novas estratégias
adaptativas para auxiliar o indivíduo autista a superar as demandas advindas com a pandemia
da COVID-19. O presente trabalho teve como objetivo revisar na literatura científica estratégias
que surgiram para facilitar a adaptação do indivíduo com transtorno do espectro autista ao
cenário da pandemia do SARS-CoV-2. A pesquisa ocorreu nas bases de dados SCOPUS E
PUBMED, com as palavras-chave “Estratégias”, “TEA”, “Autismo”, “Pandemia do COVID19”. Fornecer informações precisas e sucintas sobre a pandemia para os autistas, reorganizar
suas novas rotinas, redirecionar o aumento do tempo livre, adaptar o domicílio para atividades
educacional/ física/ lazer, fornecer suporte terapêutico para autistas e familiares foram algumas
estratégias descritas como facilitadores do processo de aceitação da pandemia pelo autista.
Reflexões contínuas sobre o autismo e suas necessidades adaptativas devem ser abordadas em
períodos pandêmico e não pandêmico em busca de uma vida inclusiva e digna a todos os
indivíduos imersos ao ambiente autista. | por |
dc.contributor.advisor1 | Jacobi, Luciane Flores | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4372969575747920 | por |
dc.contributor.referee1 | Righi, Liane Beatriz | |
dc.contributor.referee2 | Haeffnerw, Leris Salete Bonfanti | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0900691164794976 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Ciências da Saúde | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências da Saúde | por |