Mostrar registro simples

dc.creatorFranceschi, Vinícios Frigheto de
dc.creatorMachado, Leonardo Chaves
dc.creatorNagorsny, Alexander
dc.creatorLuz, Paulo César Vargas
dc.date.accessioned2022-11-25T13:01:08Z
dc.date.available2022-11-25T13:01:08Z
dc.date.submitted2022-11-15
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27103
dc.languageporpor
dc.relation.ispartofSEPOC 2022por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.subjectMetodologias ativas de ensino-aprendizagempor
dc.subjectveículo elétricopor
dc.subjectenergia solarpor
dc.titleVeículo Elétrico com Abastecimento por Energia Fotovoltaica como Material Didático no Curso de Engenharia Elétricapor
dc.typeTrabalho Publicado em Eventopor
dc.description.resumoO ensino de engenharia é uma tarefa extramente complexa e deve estar em contante evolução, uma vez que o público-alvo (alunos) também estão em constante evolução. As metodologias modernas do processo ensino-aprendizagem apontam para a necessidade de o aluno ser protagonista deste processo. As metodologias, chamadas ativas, tais como aprendizagem baseada em problema e sala de aula invertida estão baseadas fortemente na aplicação prática dos conteúdos teóricos vistos em sala de aula. Para que a aplicação dessas metodologias seja possível é necessário, então, uma estrutura mínima, composta de equipamentos e bancadas didáticas. Assim, este trabalho visa contribuir com os cursos de engenharia da Universidade Federal de Santa Maria Campus Cachoeira do Sul, com o desenvolvimento de um veículo elétrico com abastecimento por energia solar com a finalidade de servir como bancada de estudos práticos de conceitos correlato as áreas de ciência e tecnologia. Foi desenvolvido um carro com capacidade para um passageiro utilizando um motor de aproximadamente 1 HP e autonomia superior à 30 minutos. Ainda são propostos planos de aula e ações práticas para a utilização nas disciplinas do curso de Engenharia Elétrica. A elaboração desta banca contribuiu fortemente na formação de habilidades profissionais, técnicas e pessoais dos alunos envolvidos. https://doi.org/10.53316/sepoc2022.006por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Proceedings of the 14th Seminar on Power Electronics and Control (SEPOC 2022) [30]
    The Seminar on Power Electronics and Control (SEPOC) is an international conference technically co-sponsored by IEEE-IAS.

    SEPOC 2022 was held online from November 12 to 15, 2022, organized by the IEEE Student Branch and Professional Joint Chapter from the Federal University of Santa Maria (UFSM), the National Institute of Science and Technology on Distributed Generation (INCT-GD), the Graduate Program in Electrical Engineering (PPGEE-UFSM) and the Technology Center (CT/UFSM).
    The objective of the seminar was to provide interaction between academia and industry to discuss the latest cutting-edge technologies on Power Electronics, Control, Power Systems and their applications. The SEPOC 2022 theme was "Intelligence and Connectivity - Driving the Future of Power Electronics and Electrical Systems".

    Proceedings Editor: Prof. Dr. Lucas Vizzotto Bellinaso
    Conference Chair and Proceedings Co-Editor: Prof. Dr. Fernanda de Morais Carnielutti

    http://www.sepoc.com.br/

    Papers published in IEEEXplore: https://ieeexplore.ieee.org/xpl/conhome/9976389/proceeding

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto