dc.creator | Franceschi, Vinícios Frigheto de | |
dc.creator | Machado, Leonardo Chaves | |
dc.creator | Nagorsny, Alexander | |
dc.creator | Luz, Paulo César Vargas | |
dc.date.accessioned | 2022-11-25T13:01:08Z | |
dc.date.available | 2022-11-25T13:01:08Z | |
dc.date.submitted | 2022-11-15 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27103 | |
dc.language | por | por |
dc.relation.ispartof | SEPOC 2022 | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | * |
dc.subject | Metodologias ativas de ensino-aprendizagem | por |
dc.subject | veículo elétrico | por |
dc.subject | energia solar | por |
dc.title | Veículo Elétrico com Abastecimento por Energia Fotovoltaica como Material Didático no Curso de Engenharia Elétrica | por |
dc.type | Trabalho Publicado em Evento | por |
dc.description.resumo | O ensino de engenharia é uma tarefa extramente complexa e deve estar em contante evolução, uma vez que o público-alvo (alunos) também estão em constante evolução. As metodologias modernas do processo ensino-aprendizagem apontam para a necessidade de o aluno ser protagonista deste processo. As metodologias, chamadas ativas, tais como aprendizagem baseada em problema e sala de aula invertida estão baseadas fortemente na aplicação prática dos conteúdos teóricos vistos em sala de aula. Para que a aplicação dessas metodologias seja possível é necessário, então, uma estrutura mínima, composta de equipamentos e bancadas didáticas. Assim, este trabalho visa contribuir com os cursos de engenharia da Universidade Federal de Santa Maria Campus Cachoeira do Sul, com o desenvolvimento de um veículo elétrico com abastecimento por energia solar com a finalidade de servir como bancada de estudos práticos de conceitos correlato as áreas de ciência e tecnologia. Foi desenvolvido um carro com capacidade para um passageiro utilizando um motor de aproximadamente 1 HP e autonomia superior à 30 minutos. Ainda são propostos planos de aula e ações práticas para a utilização nas disciplinas do curso de Engenharia Elétrica. A elaboração desta banca contribuiu fortemente na formação de habilidades profissionais, técnicas e pessoais dos alunos envolvidos. https://doi.org/10.53316/sepoc2022.006 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA | por |