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dc.contributor.advisorAzambuja, Guacira de
dc.creatorPereira, Almeri Moura
dc.date.accessioned2022-11-30T14:09:47Z
dc.date.available2022-11-30T14:09:47Z
dc.date.issued2018-12-12
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27170
dc.description.abstractThe purpose of the present work isto know about the inclusion of deaf people at UFSM, analyzing the productions of PPGE-CE-UFSM between the years of 2010 to 2015. The theme inclusion is used to figure out its positives and negatives aspects and identify factors able to contribute for the access and permanence of these people in these inclusive scholar environments. Using the bibliographical method, data collection was carried out at the central library digital collection of UFSM, analyzing dissertations and thesis from 2010 to 2015, using related descriptors of the topic that were randomly combined. Three productions better attended the problem and were nominated here A2013, B2014 and C2014. The results of the search pointed out to: the emphasis given to the importance of the disabled students inclusion in regular schools; the public policies used turned to the educational reception of the inclusion of deaf people; the strategy and tools that are used by the state, as AEE, the Brazilian Sign Language (LIBRAS), accessibility core, accessibility by translator/interpreter, as well with laws and programs. The possibility of ingress and permanence of the deaf students at higher education using Brazilian Sign Language was also highlighted, as well the increase of the deaf culture, showing the UFSM as a place of acceptance and highlight for scholar inclusion. The conclusion is that inclusion of deaf students has been increased because they have been included in public schools and may have by law the right of a translator/interpreter inside the classrooms.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectInclusão Escolarpor
dc.subjectSurdezpor
dc.subjectLegislaçãopor
dc.subjectUFSMpor
dc.titleInclusão de surdos na UFSM: análise das produções do PPGE-CE-UFSM de 2010 a 2015por
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso de Pedagogia Licenciatura Plena Diurnopor
dc.description.resumoEste estudo é voltado a conhecer sobre inclusão de surdos na UFSM: Análise das produções do PPGE-CE-UFSM de 2010 a 2015 Buscando com essa temática de inclusão perceber os aspectos positivos e negativos, bem como identificar elementos que tenham contribuído para o acesso e permanência dos sujeitos surdos em ambientes escolares inclusivos. Com o uso do método bibliográfico realizou-se a coleta de dados no acervo digital da Biblioteca Central da UFSM, em Teses e Dissertações no período entre 2010 a 2015 a partir de descritores relacionados ao tema abordado e combinados aleatoriamente. Três foram as produções que melhor atenderam a problemática e que aqui foram denominadas de A2013; B2014; C2014. Como resultados de pesquisa aponta-se: a ênfase atribuída à importância da inclusão de alunos com deficiência em escolas comuns; que as Políticas Públicas estão voltadas ao atendimento educacional da inclusão dos sujeitos surdos; que as estratégias e ferramentas usadas pelo Estado, como o AEE, a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), o Núcleo de Acessibilidade, acessibilidade por meio da existência de intérprete/tradutor bem como de programas e Leis. Também ficou evidenciada a possibilidade de ingresso e permanência do surdo no Ensino Superior por meio da Língua LIBRAS e da valorização da cultura surda apresentando a UFSM como um lugar de acolhimento e destaque para a inclusão escolar. Conclui-se que houve um avanço na inclusão dos surdos, pois são incluídos em Escolas Públicas e possuem direito a Tradutor/intérprete nas salas de aula.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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