dc.contributor.advisor | Azambuja, Guacira de | |
dc.creator | Pereira, Almeri Moura | |
dc.date.accessioned | 2022-11-30T14:09:47Z | |
dc.date.available | 2022-11-30T14:09:47Z | |
dc.date.issued | 2018-12-12 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27170 | |
dc.description.abstract | The purpose of the present work isto know about the inclusion of deaf people at
UFSM, analyzing the productions of PPGE-CE-UFSM between the years of 2010 to
2015. The theme inclusion is used to figure out its positives and negatives aspects
and identify factors able to contribute for the access and permanence of these people
in these inclusive scholar environments. Using the bibliographical method, data
collection was carried out at the central library digital collection of UFSM, analyzing
dissertations and thesis from 2010 to 2015, using related descriptors of the topic that
were randomly combined. Three productions better attended the problem and were
nominated here A2013, B2014 and C2014. The results of the search pointed out to:
the emphasis given to the importance of the disabled students inclusion in regular
schools; the public policies used turned to the educational reception of the inclusion
of deaf people; the strategy and tools that are used by the state, as AEE, the
Brazilian Sign Language (LIBRAS), accessibility core, accessibility by
translator/interpreter, as well with laws and programs. The possibility of ingress and
permanence of the deaf students at higher education using Brazilian Sign Language
was also highlighted, as well the increase of the deaf culture, showing the UFSM as
a place of acceptance and highlight for scholar inclusion. The conclusion is that
inclusion of deaf students has been increased because they have been included in
public schools and may have by law the right of a translator/interpreter inside the
classrooms. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Inclusão Escolar | por |
dc.subject | Surdez | por |
dc.subject | Legislação | por |
dc.subject | UFSM | por |
dc.title | Inclusão de surdos na UFSM: análise das produções do PPGE-CE-UFSM de 2010 a 2015 | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Diurno | por |
dc.description.resumo | Este estudo é voltado a conhecer sobre inclusão de surdos na UFSM: Análise das
produções do PPGE-CE-UFSM de 2010 a 2015 Buscando com essa temática de
inclusão perceber os aspectos positivos e negativos, bem como identificar elementos
que tenham contribuído para o acesso e permanência dos sujeitos surdos em
ambientes escolares inclusivos. Com o uso do método bibliográfico realizou-se a
coleta de dados no acervo digital da Biblioteca Central da UFSM, em Teses e
Dissertações no período entre 2010 a 2015 a partir de descritores relacionados ao
tema abordado e combinados aleatoriamente. Três foram as produções que melhor
atenderam a problemática e que aqui foram denominadas de A2013; B2014; C2014.
Como resultados de pesquisa aponta-se: a ênfase atribuída à importância da
inclusão de alunos com deficiência em escolas comuns; que as Políticas Públicas
estão voltadas ao atendimento educacional da inclusão dos sujeitos surdos; que as
estratégias e ferramentas usadas pelo Estado, como o AEE, a Língua Brasileira de
Sinais (LIBRAS), o Núcleo de Acessibilidade, acessibilidade por meio da existência
de intérprete/tradutor bem como de programas e Leis. Também ficou evidenciada a
possibilidade de ingresso e permanência do surdo no Ensino Superior por meio da
Língua LIBRAS e da valorização da cultura surda apresentando a UFSM como um
lugar de acolhimento e destaque para a inclusão escolar. Conclui-se que houve um
avanço na inclusão dos surdos, pois são incluídos em Escolas Públicas e possuem
direito a Tradutor/intérprete nas salas de aula. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |