Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAlves, Marcia Doralina
dc.creatorBandeira, Tatiene Beatriz Leal
dc.date.accessioned2022-11-30T14:10:56Z
dc.date.available2022-11-30T14:10:56Z
dc.date.issued2018-12-11
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27175
dc.description.abstractThis work of course completion seeks to research the great importance for education, for dealing with issues that involve the inclusion of children with autism in the school context, highlighting a reflection on inclusive pedagogical practices for the inclusion of this public. Aiming at the importance of knowing how inclusion in early childhood education teachers has been addressed in initial formation, and how it still causes strangers of teachers and other professionals, how to adapt to these children and them to us. In this sense, I will seek to investigate the pedagogical practices and difficulties that students with autism face to be included in Early Childhood Education. We will use the literature review approach and data analysis will be done a documentary research of descriptive opinions, as will be carried out a survey of how the teaching practices have been helping the process of school inclusion of a student with autism in the private institution of early childhood of Santa Maria. I believe there is a need to rethink the role of the school with students with autism. It is time to offer these students conditions of access to culture (produced historically) and to social interaction. Finally, I emphasize that pedagogical practices can be favorable for special education within the perspective of inclusive education through the collaborative work developed among the professionals of the specialized educational service, multidisciplinary technical team and class teacher.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação Infantilpor
dc.subjectAutismopor
dc.subjectPráticas Pedagógicaspor
dc.titleAutismo e Educação Infantil: algumas tessituras a partir de pareceres pedagógicospor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso de Pedagogia Licenciatura Plena Diurnopor
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso busca pesquisar a grande importância para a educação, por tratar de questões que envolvem a inclusão das crianças com autismo no contexto escolar, evidenciando uma reflexão sobre as práticas pedagógicas inclusivas para a inclusão desse público. Visando a importância de conhecer como a formação inicial dos professores da Educação Infantil a inclusão tem sido abordada na formação inicial, e como ainda causa estranhamento dos professores e outros profissionais, em como nos adaptarmos à essas crianças e elas a nós. Nesse sentido, buscarei investigar as práticas pedagógicas e as dificuldades que os alunos com autismo enfrentam para serem incluídos na Educação Infantil. Será utilizado o enfoque da revisão bibliográfica e para a análise de dados será feita uma pesquisa documental de pareceres descritivos, pois será realizado levantamento de como as práticas pedagógicas vêm auxiliando no processo de inclusão escolar de um aluno com autismo, na instituição particular de educação infantil de Santa Maria. Considero que há necessidade de se repensar o papel da escola com os alunos com autismo. Está na hora de oferecer a estes alunos condições de acesso à cultura (produzida historicamente) e ao convívio social. Por fim ressalto que as práticas pedagógicas podem ser favoráveis para a educação especial dentro da perspectiva da educação inclusiva através do trabalho colaborativo desenvolvido entre os profissionais do atendimento educacional especializado, equipe técnica multidisciplinar e professora da turma.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto