dc.contributor.advisor | Alves, Marcia Doralina | |
dc.creator | Bandeira, Tatiene Beatriz Leal | |
dc.date.accessioned | 2022-11-30T14:10:56Z | |
dc.date.available | 2022-11-30T14:10:56Z | |
dc.date.issued | 2018-12-11 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27175 | |
dc.description.abstract | This work of course completion seeks to research the great importance for
education, for dealing with issues that involve the inclusion of children with autism
in the school context, highlighting a reflection on inclusive pedagogical practices
for the inclusion of this public. Aiming at the importance of knowing how inclusion
in early childhood education teachers has been addressed in initial formation, and
how it still causes strangers of teachers and other professionals, how to adapt to
these children and them to us. In this sense, I will seek to investigate the
pedagogical practices and difficulties that students with autism face to be included
in Early Childhood Education. We will use the literature review approach and data
analysis will be done a documentary research of descriptive opinions, as will be
carried out a survey of how the teaching practices have been helping the process
of school inclusion of a student with autism in the private institution of early
childhood of Santa Maria. I believe there is a need to rethink the role of the school
with students with autism. It is time to offer these students conditions of access to
culture (produced historically) and to social interaction. Finally, I emphasize that
pedagogical practices can be favorable for special education within the
perspective of inclusive education through the collaborative work developed
among the professionals of the specialized educational service, multidisciplinary
technical team and class teacher. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação Infantil | por |
dc.subject | Autismo | por |
dc.subject | Práticas Pedagógicas | por |
dc.title | Autismo e Educação Infantil: algumas tessituras a partir de pareceres pedagógicos | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Diurno | por |
dc.description.resumo | Este trabalho de conclusão de curso busca pesquisar a grande importância
para a educação, por tratar de questões que envolvem a inclusão das crianças
com autismo no contexto escolar, evidenciando uma reflexão sobre as práticas
pedagógicas inclusivas para a inclusão desse público. Visando a importância de
conhecer como a formação inicial dos professores da Educação Infantil a inclusão
tem sido abordada na formação inicial, e como ainda causa estranhamento dos
professores e outros profissionais, em como nos adaptarmos à essas crianças e
elas a nós. Nesse sentido, buscarei investigar as práticas pedagógicas e as
dificuldades que os alunos com autismo enfrentam para serem incluídos na
Educação Infantil. Será utilizado o enfoque da revisão bibliográfica e para a
análise de dados será feita uma pesquisa documental de pareceres descritivos,
pois será realizado levantamento de como as práticas pedagógicas vêm
auxiliando no processo de inclusão escolar de um aluno com autismo, na
instituição particular de educação infantil de Santa Maria. Considero que há
necessidade de se repensar o papel da escola com os alunos com autismo. Está
na hora de oferecer a estes alunos condições de acesso à cultura (produzida
historicamente) e ao convívio social. Por fim ressalto que as práticas pedagógicas
podem ser favoráveis para a educação especial dentro da perspectiva da
educação inclusiva através do trabalho colaborativo desenvolvido entre os
profissionais do atendimento educacional especializado, equipe técnica
multidisciplinar e professora da turma. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |