dc.contributor.advisor | Freitas, Deisi Sangoi | |
dc.creator | Saraiva, Eliane Saraiva de | |
dc.date.accessioned | 2022-11-30T14:11:08Z | |
dc.date.available | 2022-11-30T14:11:08Z | |
dc.date.issued | 2018-12-06 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27177 | |
dc.description.abstract | This work aims to introduce the following problematic: to what extent the
researches about gender and sexuality may be approached in the school
context in a way to promote a non-sexist education in kindergarten education?
In this perspective, some research papers were found in Google academic and
Scielo platform based on the key words: gender, sexuality and kindergarten
education, reaching a total of twelve works, among them, five monographs, six
scientific articles and a doctoral thesis. The methodology approach was the
qualitative – descriptive. It was found on the works researched that there is a
great difficulty in approaching gender and sexuality, partially because there is a
deficiency in teacher formation when it comes to this theme, what results in the
replication of prejudices when there is a great political drawback, that reaches
directly the approach to this question, especially in the pedagogical
environment. As a conclusion, although there are a number of taboos being
broken, there is still a considerable social resistance to the debate on this
theme in the classroom. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação Infantil | por |
dc.subject | Gênero | por |
dc.subject | Sexualidade | por |
dc.title | Pesquisas sobre gênero e sexualidade na educação infantil | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Diurno | por |
dc.description.resumo | O presente Trabalho de Conclusão de Curso introduz a seguinte problemática:
Em que medida as pesquisas sobre gênero e sexualidade podem ser
abordadas no contexto escolar com vistas a uma educação não sexista na
educação infantil? Nessa perspectiva, foram encontrados na plataforma sielo e
no Google acadêmico, usando as palavras chaves: gênero sexualidade e
educação infantil doze(12)trabalhos, sendo cinco (5) monografias, seis (6)
artigos científicos e uma tese.A abordagem metodológica usada foi a qualitativa
descritiva.Foi constatado nos trabalhos encontrados que há uma enorme
dificuldade em se trabalhar gênero e sexualidade, em parte porque há uma
deficiência na formação dos professores, relativa a essa temática, o que
suscita em uma ação de reforçar preconceitos, ao momento que existe um
grande retrocesso político, que atinge diretamente a abordagem dessa
questão, sobretudo, em ambiente pedagógico. Concluindo por fim, que embora
muitos tabus tenham sido quebrados, ainda há uma grande resistência social
na explanação desta temática em sala de aula. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |